Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 13/04/2022 - Congresso analisa MP que flexibiliza lei trabalhista em caso de calamidade p√ļblica
13/04/2022 - Congresso analisa MP que flexibiliza lei trabalhista em caso de calamidade p√ļblica

Objetivo da MP, segundo o governo, √© preservar os empregos em situa√ß√Ķes de calamidade

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provis√≥ria que autoriza a ado√ß√£o de regras trabalhistas diferenciadas em situa√ß√Ķes de calamidade p√ļblica. Entre elas, a possibilidade de empresas cortarem ou suspenderem temporariamente jornadas e sal√°rios dos trabalhadores. A MP 1.109/2022 segue os moldes de programa lan√ßado durante a pandemia da covid-19 e tamb√©m regulamenta o trabalho remoto.

Publicada na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União, a medida provisória estabelece o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e prevê regras excepcionais, definidas pelo governo no texto como "medidas trabalhistas alternativas". A MP tem validade imediata, limitada a até 120 dias. Para valer de forma permanente, precisa da aprovação de deputados e senadores.

Entre outros pontos, o texto determina que empresas poder√£o adotar uma s√©rie de medidas para o enfrentamento das consequ√™ncias do estado de calamidade p√ļblica, como a ado√ß√£o do regime de teletrabalho, a antecipa√ß√£o de f√©rias individuais, a concess√£o de f√©rias coletivas, o aproveitamento e a antecipa√ß√£o de feriados, regime diferenciado de banco de horas e o diferimento (adiamento) do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo (FGTS).

Além disso, os gestores poderão utilizar as medidas previstas no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), como redução proporcional da jornada de trabalho e do salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho, mediante acordo com pagamento do benefício previsto no BEm.

O Ministério do Trabalho e Previdência publicará ato específico dispondo das medidas que poderão ser adotadas e dos prazos.

Sobre esses itens, permanecem os regramentos j√° conhecidos e utilizados desde a MP 927/2020.

Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda:

Como nos demais casos tratados na MP 1109/2022, a ado√ß√£o das medidas para manuten√ß√£o do emprego e da renda em casos de calamidade p√ļblica dever√° obedecer ao regulamento a ser publicado pelo Minist√©rio do Trabalho e Previd√™ncia, que estabelecer√° a forma e o prazo de utiliza√ß√£o das medidas:

a) Pagamento do Benef√≠cio Emergencial de Manuten√ß√£o do Emprego e da Renda ‚Äď Bem;

b) Redução proporcional da jornada de trabalho e da renda; e

c) Suspens√£o tempor√°ria do contrato de trabalho.

Fica desde já reconhecida a garantia provisória no emprego ao empregado que receber o Bem em decorrência da suspensão temporária do contrato de trabalho ou da redução da jornada e do salário durante o período em que perdurar as medidas de preservação do emprego e da renda, e por período equivalente àquele utilizado para recebimento do Bem.

No caso da gestante, o período de estabilidade provisória pela utilização do Bem se iniciará após o término do período da estabilidade gestante. Sobre esses itens, permanecem os regramentos já conhecidos e utilizados desde a MP 927/2020.

Conclus√£o:

As previs√Ķes contidas na MP 1.109/2022 muito se assemelham √†s medidas adotadas nas MPS 927/2020 e 1.045/2021, salvo as condi√ß√Ķes para o teletrabalho, que passam a ser pautadas com base nas altera√ß√Ķes trazidas pela MP n¬ļ 1.108/2022.

Muito embora a Medida Provisória tenha vigência imediata, a implementação das alternativas previstas dependerá de ato futuro do Governo Federal, em outras palavras, não são de aplicação imediata pelos empregadores.

Fonte: Agência Senado
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados