Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 13/05/2022 - Maio Lil√°s 2022: campanha do MPT chama aten√ß√£o para a import√Ęncia dos sindicatos
13/05/2022 - Maio Lil√°s 2022: campanha do MPT chama aten√ß√£o para a import√Ęncia dos sindicatos

Com o tema ‚ÄúSindicato para qu√™? Para fortalecer voc√™!‚ÄĚ, iniciativa conta com material diversificado, como card.

O Minist√©rio P√ļblico do Trabalho (MPT) promove, ao longo do m√™s de maio, a campanha Maio Lil√°s 2022, com o objetivo de dar visibilidade √† import√Ęncia da atua√ß√£o dos sindicatos na defesa e amplia√ß√£o dos direitos dos trabalhadores.

Com o tema ‚ÄúSindicato pra qu√™? Para fortalecer voc√™!‚ÄĚ, a campanha √© promovida pela Coordenadoria de Liberdade Sindical e do Di√°logo Social (Conalis) e conta com produtos multim√≠dia, como cards para divulga√ß√£o nas redes sociais, uma anima√ß√£o, um podcast e uma edi√ß√£o tem√°tica do programa institucional de televis√£o do MPT ‚ÄúTrabalho Legal‚ÄĚ.

A campanha deste ano tem como objetivo levar ao conhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores as a√ß√Ķes das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, com base nas experi√™ncias passadas e atuais dos sindicatos.

O coordenador nacional da Conalis, Ronaldo Lima dos Santos, explica que os direitos trabalhistas que hoje estão previstos em lei foram conquistados pela classe trabalhadora organizada e só posteriormente reconhecidos pelo Estado.

‚ÄúPraticamente todos os direitos trabalhistas e sociais, como limita√ß√£o da jornada de trabalho, 13¬ļ sal√°rio, f√©rias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, limita√ß√£o de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e hist√≥rica luta da organiza√ß√£o coletiva das trabalhadoras e dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais‚ÄĚ, esclarece o procurador.

Ronaldo Lima ressalta, ainda, que a campanha deste ano tem como √™nfase a valoriza√ß√£o das boas pr√°ticas das entidades sindicais, mostrando direitos que s√£o por elas conquistados, como aumentos salariais, participa√ß√£o nos lucros, planos de sa√ļde, al√©m das a√ß√Ķes que realizam nas quest√Ķes de g√™nero, ra√ßa, prote√ß√£o do jovem no mercado de trabalho, entre outras.

Segundo ele, ‚Äúa ideia √© que os trabalhadores possam compreender como os sindicatos ainda s√£o importantes para conquista de direitos, principalmente por meio da negocia√ß√£o coletiva. Atualmente, cerca de 70% dos trabalhadores, por exemplo, desconhecem que somente o sal√°rio-m√≠nimo tem reajuste autom√°tico por lei, sendo que os demais trabalhadores dependem da atua√ß√£o do sindicato para conseguirem algum reajuste ou aumento salarial‚ÄĚ.

Com foco em prover essa conscientiza√ß√£o, os cards da campanha para divulga√ß√Ķes nas redes sociais do MPT trazem esclarecimentos sobre conquistas trabalhistas dos sindicatos. J√° o programa de TV Trabalho Legal trar√° reportagens, bem como uma Roda de Conversa para debater o tema, com a participa√ß√£o de representantes de entidades sindicais. Tamb√©m ser√£o divulgados uma anima√ß√£o e um podcast.

Fonte: mpt.mp.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados