Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 01/09/2022 - Como Conferir o Recolhimento do INSS e FGTS?
01/09/2022 - Como Conferir o Recolhimento do INSS e FGTS?

Segundo a Lei Complementar 150, o recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) se tornou obrigatório para o empregador doméstico.

Este recolhimento é realizado por meio da guia DAE emitida pelo sistema do eSocial. Continue lendo!

INSS

O valor pago ao INSS, √© um direito do trabalhador, o n√£o pagamento pode implicar em multas e a√ß√Ķes judiciais.

1. Consultar contribui√ß√Ķes do INSS via internet

O empregado dom√©stico pode consultar suas contribui√ß√Ķes √† previd√™ncia e solicitar seus extratos pela internet por meio do site ‚ÄúMeu INSS‚ÄĚ. √Č necess√°rio realizar o login para obter as informa√ß√Ķes da conta. Caso n√£o o tenha, o site vai direcion√°-lo para a p√°gina ‚Äúcidad√£o.br‚ÄĚ para a cria√ß√£o de um cadastro. √Č r√°pido e f√°cil.

Ap√≥s acessar o sistema, o empregado deve entrar na op√ß√£o ‚ÄúExtrato Previdenci√°rio (CNIS)‚ÄĚ. Depois dessa etapa, ele encontrar√° a aba ‚ÄúRela√ß√Ķes Previdenci√°rias‚ÄĚ. L√°, √© emitido um relat√≥rio que permite visualizar os dados cadastrais. Al√©m disso, todos os v√≠nculos, remunera√ß√Ķes e contribui√ß√Ķes feitas para a previd√™ncia ficam dispon√≠veis para consulta.

Ainda assim, no caso de d√ļvidas sobre o ‚ÄúMeu INSS‚ÄĚ, existe a op√ß√£o de ajuda por meio da Central de Atendimento de n√ļmero 135. O hor√°rio de funcionamento √© das 7h √†s 22h, de segunda-feira √† s√°bado.

2. Consultar contribui√ß√Ķes do INSS pessoalmente

O empregado tamb√©m pode consultar suas contribui√ß√Ķes e afins indo pessoalmente at√© uma ag√™ncia do INSS e solicitar seu CNIS (Cadastro Nacional de Informa√ß√Ķes Sociais). Ou seja, um documento no qual cont√©m diversas informa√ß√Ķes a seu respeito, inclusive o pagamento das contribui√ß√Ķes. Para tanto, √© necess√°rio comparecer com RG e CPF. S√≥ assim √© poss√≠vel fazer o requerimento da documenta√ß√£o ao servidor.

3. Consultar contribui√ß√Ķes do INSS via extrato banc√°rio

Os empregados que tiverem conta no Banco do Brasil podem fazer a verifica√ß√£o diretamente no caixa eletr√īnico. Basta solicitar o Extrato de V√≠nculos e Contribui√ß√Ķes dentro das op√ß√Ķes que s√£o disponibilizadas. J√° os clientes da Caixa Econ√īmica Federal podem ter acesso ao extrato do pagamento por meio do internet banking.

FGTS

O FGTS √© um pagamento de reserva de direito de todo trabalhador, inclusive do empregado dom√©stico. O valor pode ser sacado em alguns casos previstos em lei ou acumulados para necessidades posteriores. Deve ser pago o equivalente a 8% do sal√°rio do empregado dom√©stico. Esse √© um direito previsto desde 2015. Veja abaixo mais informa√ß√Ķes.

1. Consultar depósitos do FGTS via internet

Muitas pessoas ficam em d√ļvida se o dep√≥sito referente ao fundo de garantia est√° sendo feito e qual √© o saldo at√© o momento.

O empregado dom√©stico que quiser consultar o saldo de suas contas vinculadas ao seu Fundo de Garantia pode acess√°-las se cadastrando no site da Caixa Econ√īmica Federal.

Para isso, √© necess√°rio ter em m√£os o n√ļmero do NIS (PIS / PASEP) e uma senha, que voc√™ criar√° junto ao seu cadastro. Tamb√©m √© poss√≠vel usar a senha do Cart√£o Cidad√£o, caso tenha um.

2. Consultar depósitos do FGTS pelo aplicativo

Para facilitar a vida dos empregados dom√©sticos e contribuir com a transpar√™ncia dos pagamentos, a Caixa Econ√īmica Federal criou um recurso para a palma da m√£o.

Agora est√° dispon√≠vel para os segurados o aplicativo do FGTS, que permite ter acesso a todas as suas informa√ß√Ķes referentes a saldo, extrato, dep√≥sito, corre√ß√Ķes e saques. O mesmo est√° dispon√≠vel para download nas plataformas IOS, Android e Windows Phone, trazendo muito mais acessibilidade e praticidade para a vida de seu empregado dom√©stico.

3. Consultar depósitos do FGTS via SMS

O extrato dos depósitos do FGTS pode ser recebido diretamente no celular ou caixa de e-mail do trabalhador.

O empregado, ao realizar o cadastro no site da Caixa Econ√īmica Federal, tem a op√ß√£o de receber em seu celular avisos por SMS, informando-o de qualquer novidade, dep√≥sito e afins que ocorreram em sua conta, acompanhando de perto e regularmente seus benef√≠cios como trabalhador com carteira assinada.

4. Consultar depósitos do FGTS pessoalmente

Se voc√™ n√£o tiver como acessar o site da Caixa Econ√īmica Federal, √© poss√≠vel verificar seus dep√≥sitos diretamente no banco.

Para verificar seus dep√≥sitos do FGTS voc√™ tamb√©m tem a op√ß√£o de comparecer pessoalmente √† ag√™ncia da Caixa Econ√īmica. Para solicitar o extrato e saldo da conta, basta levar o RG e CPF e requisit√°-los a um atendente.

5. Verificar multa de 40% do valor do FGTS para empregado doméstico

O valor da multa de 40% do pagamento do FGTS é recolhido proporcionalmente, mês a mês. Os depósitos devem ser equivalentes a 3,2% do salário do empregado.

Em casos de rescis√£o sem justa causa, o trabalhador poder√° sacar o saldo antecipado durante seu contrato. Caso contr√°rio, o empregador pode reaver o que foi depositado. Importante lembrar que a multa tamb√©m deve incidir sobre o valor do 13¬ļ sal√°rio, uma vez que √© um pagamento remunerat√≥rio.

6. Ver conta para pagamento da multa de 40%

Este é um item muito importante. Em casos de demissão, a conta para pagamento da contribuição mensal não é a mesma em que deve ser depositada a multa de 40% do valor do FGTS.

De acordo com a Lei Complementar n¬ļ 150/2015, artigo 22, os valores devem ser depositados em uma conta vinculada do empregado. Esse valor s√≥ pode ser movimentado em casos de rescis√Ķes contratuais sem justa causa.

7. Consultar pagamento da multa para empregados domésticos afastados

Se você está em um vínculo empregatício e afastado pelo INSS, recebendo auxílio-doença, não tem direito ao depósito do FGTS. Isso acontece porque, nesses casos, o contrato está suspenso, ou seja, a obrigação também deve ser interrompida. Mas não se esqueça que, em casos de licença-maternidade, esse recolhimento deve ser feito durante todo o período de ausência da trabalhadora.

Fonte: blog.horadolar.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados