Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar 2025

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 11/11/2022 - Primeira parcela do 13º salário da empregada doméstica deve ser paga...
11/11/2022 - Primeira parcela do 13º salário da empregada doméstica deve ser paga...

Primeira parcela do 13º salário da empregada doméstica deve ser paga em novembro.

Garantido por lei, o benefício é concedido aos trabalhadores que possuem, no mínimo, quinze dias trabalhados no mês, de carteira assinada.

Todo trabalhador doméstico com a carteira de trabalho assinada tem direito ao recebimento do 13º salário entre os meses de novembro e dezembro, do respectivo ano. Garantido por lei, o benefício é concedido aos trabalhadores que possuem, no mínimo, quinze dias trabalhado no mês, de carteira assinada.

O pagamento do 13º salário pode ser feito em duas parcelas ou de maneira integral conforme os prazos estipulados por lei. Perdendo os prazos para o pagamento, o patrão doméstico fica sujeito a multa administrativa.

• Quando o 13º salário deve ser pago?

O patrão doméstico que escolher realizar o pagamento em duas parcelas, deverá cumprir as seguintes datas:

- 30 de novembro, quarta-feira, pagamento da primeira parcela;

- 20 de dezembro, terça-feira, pagamento da segunda parcela.

Já o patrão doméstico que deseja fazer o pagamento em uma única parcela, deve respeitar a data para tal:

- 30 de novembro, quarta-feira, pagamento do 13º salário integral.

• Como o patrão e trabalhadores podem fazer o cálculo do 13º salário?

O 13º é calculado conforme os avos trabalhados no ano vigente. Estes avos são correspondentes aos meses, considerando sempre o período de janeiro a dezembro vigente. Ou seja, cada mês trabalhado durante esse período (janeiro a dezembro) equivale a um avô. Se o empregado trabalhou 12 meses, têm direito a receber 12/12 avos.

• Trabalhador doméstico que teve reajuste salarial durante o ano recebe o 13º salário como?

O patrão doméstico deve ficar atento aos pisos regionais para categoria do emprego doméstico. Se o salário do trabalhador doméstico sofreu reajuste em 2022, o cálculo do 13º salário deverá ser realizado com base no valor bruto atual.

• Afastamentos registrados pelo INSS durante o ano vigente: como fica o 13º salário?

No caso de afastamento por licença-maternidade por 120 dias, como, por exemplo, de 14 de janeiro de 2022 até 13 de maio de 2022, os tributos do 13º salário serão recolhidos da seguinte forma:

1. O empregador pagará 08/12 avos de 13º (caso a empregada tenha permanecido no trabalho até dezembro de 2022) e a Previdência Social pagará 4/12 avos, totalizando 12/12 do 13º salário;

2. Durante a licença-maternidade, o patrão não arca com o INSS do empregado. Porém, tem responsabilidade com o recolhimento do FGTS compulsório, e o FGTS — a mesma regra vale para o 13º salário;

3. Em caso de a empregada ter permanecido no trabalho após a licença-maternidade, quando o empregador emitir o DAE da segunda parcela do 13º salário, deverá ficar atento ao recolhimento deste evento junto a guia do décimo terceiro, caso contrário, ele ficará inadimplente;

É importante destacar que no caso da licença-maternidade, mesmo ela sendo paga pela Previdência Social, e até mesmo seus avos de 13º referente ao período, o patrão terá o encargo do FGTS mais a MULTA correspondente a 12/12 avos.

• Adiantamento da primeira parcela do 13º salário com as férias

É um direito do trabalhador doméstico pedir o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ao tirar férias. Porém, só é valido para férias gozadas a partir do mês de fevereiro de cada ano.
O trabalhador que tira férias em janeiro não tem direito a antecipação.

• Tributos pagos sobre o 13º salário

Na primeira parcela do 13º salário incide o FGTS (8%) e a antecipação da multa do FGTS (3,2%).

Já na segunda parcela, o patrão doméstico deve ficar atento, pois incide o INSS do trabalhador e empregador, mais o seguro acidente de trabalho no valor de 0,8% equivalente ao valor total do 13º salário (somando a parcela 1 e 2), o Imposto de Renda (se houver). Além do FGTS e a antecipação da multa sob o valor pago da segunda parcela.

Vale lembrar que as horas extras, horas extras noturnas e o adicional noturno são computados para o cálculo. O adicional noturno, feito integralmente durante o ano inteiro, terá incidência integral, incorporando automaticamente ao valor do 13º salário.

Fonte: domesticalegal.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados