Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 14/12/2022 - Lei permite negociar feriados de Natal e Ano Novo com a empregada dom√©stica
14/12/2022 - Lei permite negociar feriados de Natal e Ano Novo com a empregada doméstica

√Č poss√≠vel negociar feriados de Natal e Ano Novo com empregados dom√©sticos, desde que sejam cumpridas as normas previstas em lei, como pagamento adicional ou concess√£o de folga para compensar o dia trabalhado.

Além disso, a recomendação é que a flexibilidade do descanso nessas datas comemorativas seja acordada entre as partes.

A Emenda Constitucional 72 ‚Äď fruto da PEC das Dom√©sticas ‚Äď determina que seja concedido repouso semanal remunerado e pagamento de sal√°rio em feriados. Assim, segundo a legisla√ß√£o, todos os empregados, inclusive os dom√©sticos, t√™m direito √† folga nos feriados nacionais, estaduais e municipais ‚Äď sendo que os dois √ļltimos seguem leis locais ‚Äď, sem incid√™ncia de qualquer desconto na remunera√ß√£o.

Vale lembrar, contudo, que os feriados s√£o aqueles institu√≠dos por lei, mas n√£o devem ser confundidos com pontos facultativos ou datas ‚Äúprolongadas‚ÄĚ. No Brasil, existe a tradi√ß√£o de dar in√≠cio √† comemora√ß√£o de Natal no dia 24 e estend√™-la ao dia 25; no Ano Novo, as celebra√ß√Ķes come√ßam tamb√©m na v√©spera do dia 31 de dezembro e v√£o at√© o dia 1¬ļ de janeiro.

Segundo a lei, o dia 25 de dezembro √© considerado feriado, mas a v√©spera √© ponto facultativo. O mesmo se aplica ao Ano Novo, sendo o dia 1¬ļ de janeiro feriado e o dia 31 de dezembro ponto facultativo. Todas essas informa√ß√Ķes s√£o importantes para o controle de ponto do funcion√°rio que deve ser registrado no eSocial de dom√©stica.

A plataforma eSocial fornece, ainda, todas as orienta√ß√Ķes de como registrar empregada dom√©stica e traz informa√ß√Ķes sobre o que determina a lei em rela√ß√£o a folgas e feriados.

Como fica o trabalho doméstico nos feriados de final de ano?

Os servi√ßos do empregado dom√©stico podem ser requisitados pelos seus empregadores durante as festas de final de ano. As donas de casa, por exemplo, podem precisar de ajuda para realizar tarefas antes das comemora√ß√Ķes, como o preparo da ceia, ou mesmo para servir os convidados e organizar a casa depois das festas.

Caso seja necess√°rio que o empregado dom√©stico trabalhe nesses dias, o empregador precisa inform√°-lo com anteced√™ncia, para que sejam definidas e combinadas as circunst√Ęncias, dias e hor√°rios. Essa √© uma forma para que ambos possam se programar.

Além disso, o empregador deve estar atento à legislação vigente. Essa atitude é fundamental para evitar possíveis penalidades e contendas judiciais.

O que diz a lei?

De acordo com a lei, todos os trabalhadores t√™m direito a folgar em dias de feriados civis e religiosos. Portanto, empregados dom√©sticos tamb√©m possuem esses direitos, e o n√£o cumprimento das determina√ß√Ķes pode acarretar multas a seus patr√Ķes.

Conforme a PEC das Dom√©sticas, ‚Äúo trabalho n√£o compensado prestado em domingos e feriados deve ser pago em dobro, sem preju√≠zo da remunera√ß√£o relativa ao repouso semanal‚ÄĚ.

O artigo 16 complementa a regra e estabelece que o empregado doméstico deve ter descanso semanal remunerado de, pelo menos, 24 horas consecutivas. A norma recomenda que esse período ocorra preferencialmente aos domingos, bem como o descanso remunerado em feriados.

Trabalho nos dias 25 de dezembro e 1¬ļ de janeiro

Os dias 25 de dezembro e 1¬ļ de janeiro s√£o feriados nacionais e, legalmente, o trabalhador dom√©stico tem direito √† folga. Se o empregador necessitar dos servi√ßos do empregado, dever√° verificar a sua disponibilidade e combinar a situa√ß√£o em comum acordo.

O trabalho nestes dias deve ser remunerado em dobro. Isso quer dizer horas extras em 100%. Outra opção resguardada a essa relação de trabalho é a possibilidade de combinar com o empregado uma folga adicional ser compensatória do dia que seria de descanso.

Jornada nos dias 24 e 31 de dezembro

Como os dias 24 e 31 de dezembro s√£o dias √ļteis, o empregador pode solicitar que o trabalhador desempenhe suas atividades profissionais normalmente. √Č costume nacional que os trabalhadores sejam liberados mais cedo nestes dias, para que possam estar com seus familiares e organizar suas pr√≥prias comemora√ß√Ķes.

Caso o empregador necessite que o empregado permaneça além do seu horário de expediente, deve pagar horas extras normais. Vale destacar que, quando o trabalho é estendido entre 22h e 5h, no entanto, a remuneração precisa ser feita com horas extras de 50% e adicional noturno.

Fonte: sitebarra.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados