Dia das Crianças

Material Escolar

NotŪcia - 02/03/2023 - Como funciona o desconto de Imposto de Renda no sal√°rio da Dom√©stica?
02/03/2023 - Como funciona o desconto de Imposto de Renda no salário da Doméstica?

√Č obrigat√≥rio aplicar o desconto de Imposto de Renda no sal√°rio da dom√©stica a partir de R$1.903,98. Esta taxa varia de acordo com o valor do sal√°rio da empregada, e por isso merece aten√ß√£o do empregador.

Atualmente, não é muito comum falar sobre desconto de Imposto de Renda no salário da doméstica, já que, em sua grande maioria, elas não têm compromisso com esta taxa. Porém, esse imposto existe e deixar de pagá-lo poderá trazer dores de cabeça para o empregador. Continue a leitura!

O que é imposto de renda?

Em s√≠ntese, o Imposto de Renda √© uma taxa federal sobre a renda. Ou seja, um imposto sobre tudo o que voc√™ tem e tudo o que voc√™ ganha. Assim, conforme o Minist√©rio da Fazenda afirma, esse valor √© destinado a melhorias no pa√≠s, como por exemplo aos programas ‚ÄúFome Zero‚ÄĚ e ‚ÄúBolsa Fam√≠lia‚ÄĚ.

Valor aplicado na alíquota do Imposto de Renda

De antem√£o, a al√≠quota do IR √© aplicada a partir de R$1.903,98. De acordo com esse n√ļmero, se a dom√©stica tem um sal√°rio at√© esse valor, o empregador n√£o precisa pagar a quantia. Por esse custo ser alto, n√£o √© comum que se aplique o desconto no sal√°rio da dom√©stica.

Mas é importante que o empregador saiba de sua existência caso um dia precise aplicá-lo.

Como é feito o desconto no salário?

Antes de mais nada, n√£o se cobra o IR sobre o sal√°rio inteiro, e descontos como INSS tamb√©m n√£o entram na conta. Al√©m disso, os ‚Äúprimeiros‚ÄĚ R$1.903,98 s√£o isentos, e s√≥ a partir desse valor a taxa√ß√£o come√ßa.

A Receita Federal disp√Ķe de uma calculadora on-line para calcular o desconto do Imposto de Renda de maneira r√°pida e f√°cil.

A dedução de empregador doméstico no Imposto de Renda é permitida?

Não é permitida. Todos os anos, diversos processos sobre como o IR será feito passam pelo Congresso e essa é uma questão frequente por lá. Em 2019, a dedução de empregador doméstico no Imposto de Renda era permitida. Contudo, pela grande frequência de mudanças nas suas normas, é possível que em um futuro próximo essa medida volte a valer.

Sendo assim, é muito importante estar atualizado e ter em mente todos os descontos que incidem na folha de pagamento da doméstica.

Fonte: horadolar.com.br