Dia das Crianças

Material Escolar

NotŪcia - 07/08/2023 - INSS negou seu pedido de aux√≠lio? Veja o que fazer para reverter a decis√£o
07/08/2023 - INSS negou seu pedido de auxílio? Veja o que fazer para reverter a decisão

Confira aqui o que voc√™ pode fazer para recorrer caso o seu benef√≠cio do INSS seja indeferido e as principais raz√Ķes para essa nega√ß√£o!

Ao solicitar um benef√≠cio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), √© compreens√≠vel que surjam d√ļvidas e medos. Isso porque, infelizmente, muitas pessoas acabam tendo o pedido negado e n√£o sabem o que fazer nessa situa√ß√£o.

Dados apontam que cerca de metade das solicita√ß√Ķes de aux√≠lios ao INSS s√£o indeferidas. No entanto, essas estat√≠sticas n√£o devem ser paralisantes, e sim um incentivo a buscar informa√ß√Ķes! Confira a seguir o que voc√™ pode fazer para reverter a decis√£o do Instituto.

Quais raz√Ķes podem explicar a nega√ß√£o do meu pedido?

O INSS pode indeferir uma solicita√ß√£o de benef√≠cio com base em diversos motivos, uma vez que cada caso √© √ļnico e complexo. As explica√ß√Ķes mais comuns s√£o as seguintes:

1. Equívoco durante a análise do benefício;

2. Preenchimento inadequado do formul√°rio de pedido;

3. Ausência de documentação necessária;

4. O requerente não satisfazer os critérios para receber o benefício.

Ainda √© poss√≠vel que, dependendo do caso, hajam outras considera√ß√Ķes particulares que n√£o temos como prever.

O que fazer caso o INSS negue a minha solicitação?

Existem duas possibilidades diante dessa situação: apresentar um recurso administrativo ou ingressar com ação judicial contra o Instituto. No primeiro caso, você apresenta este recurso diretamente ao órgão, algo que pode inclusive ser feito digitalmente, por meio do portal Meu INSS.

Voc√™ deve criar uma justificativa para mostrar √† institui√ß√£o, apresentando as raz√Ķes pelas quais se acredita ter direito ao aux√≠lio solicitado. Tamb√©m √© aconselh√°vel buscar a assist√™ncia de um advogado especializado em direito previdenci√°rio para realizar essa a√ß√£o da melhor forma.

Ainda, você tem a opção de levar essa negação à Justiça, o que pode ser mais eficaz, uma vez que um terceiro imparcial analisará minuciosamente o caso. Nessa situação, é necessário ingressar com uma ação judicial perante um juiz federal. Aqui, há a possibilidade de ordenar o INSS a conceder o benefício, desde que a fundamentação para tal seja sólida.

Fonte: seucreditodigital.com.br