Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 18/08/2023 - Atestado m√©dico para empregada dom√©stica
18/08/2023 - Atestado médico para empregada doméstica

A LEI 10.410/20 em seu art. 72, n√£o alterou/revogou o inciso I, do DECRETO FEDERAL 3048/99 que disp√Ķe:

Art. 72. O aux√≠lio por incapacidade tempor√°ria consiste em renda mensal correspondente a noventa e um por cento do sal√°rio de benef√≠cio definido na forma prevista no art. 32 e ser√° devido: (Reda√ß√£o dada pelo Decreto n¬ļ 10.410, de 2020)

I - a contar do d√©cimo sexto dia do afastamento da atividade para o segurado empregado, exceto o dom√©stico; (Reda√ß√£o dada pelo Decreto n¬ļ 3.265, de 1999) (grifo)

II - a contar da data do in√≠cio da incapacidade, para os demais segurados, desde que o afastamento seja superior a quinze dias; (Reda√ß√£o dada pelo Decreto n¬ļ 10.410, de 2020)

III - a contar da data de entrada do requerimento, quando requerido após o trigésimo dia do afastamento da atividade, para todos os segurados.

¬ß 1¬ļ Quando o acidentado n√£o se afastar do trabalho no dia do acidente, os quinze dias de responsabilidade da empresa pela sua remunera√ß√£o integral s√£o contados a partir da data do afastamento.

Ou seja, o atestado justifica a falta de qualquer trabalhador, inclusive do empregado dom√©stico. A diferen√ßa √© que desde o primeiro dia de afastamento por motivos de sa√ļde e comprovado em atestado m√©dico, nos termos legais o INSS √© o respons√°vel pelo pagamento desses dias.

Entretanto, no mundo material o INSS tem sido omisso em relação aos pagamentos de atestados inferiores a 15 dias, sequer os trabalhadores da categoria conseguem agendamento para análise de atestado.

Deste modo, orientamos que os empregadores domésticos arquem com o pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento de seus empregados, pois o atestado médico nada mais é que, uma justificativa válida para a falta, não podendo ser descontado, evitando assim que o trabalhador fique sem uma parte do salário que a ele seria devido.

Fonte: Sindoméstica-SP e Federação Domésticas-SP.
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados