Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 09/11/2023 - ENEM 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade...
09/11/2023 - ENEM 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade...

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, é o tema da prova do ENEM 2023.

O tema da redação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5), sugere a abordagem de um assunto muito importante no cenário brasileiro: o trabalho. O estudante deve mostrar conhecimento sobre a invisibilidade dos esforços das mulheres no cuidado de familiares, de acordo com a professora e Coordenadora de Redação da Rede Chromos de Ensino, Janiny Nominato.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste domingo os estudantes devem dissertar sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

“Há a delimitação de uma atividade laboral especificamente voltada à economia do cuidado, a qual se faz relevante, dada a invisibilização do grupo social que mais exerce esse tipo de atribuição: a mulher. Esta atua neste ramo como empregada doméstica, cuidadora de idosos e profissional do cuidado de pessoas com deficiência (PcD). Desse modo, a prestação de cuidados é subvalorizada socialmente por ser vista como custo, não como investimento”, explica a professora.

Segundo ela, os estudantes devem argumentar sobre a cultura, historicamente construída, de que cabe às mulheres a responsabilidade de cuidar de crianças, pais e outros familiares. “A disparidade econômica e a de gênero são relevantes para análise do drama da invisibilidade, já que o papel da mulher é determinado por raízes patriarcais que designam, desde a infância, que a responsabilidade de quaisquer ações de cuidado no ambiente familiar é feminina”, afirma Janiny.

“A partir disso, deve-se considerar que a realização de tais tarefas não é reconhecida devidamente, de modo que esse grupo não é social nem financeiramente valorizado por seu desempenho”, conclui a professora.

Fonte: O Tempo
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados