Notícia - 09/11/2023 - Dia da Consciência Negra
09/11/2023 - Dia da Consciência Negra

20 de novembro é feriado em quais estados? Veja a lista:

Neste ano, seis estados e mais de mil municípios brasileiros têm feriado na data por lei estadual ou municipal.

O Dia da Consciência Negra, que neste ano é comemorado em uma segunda-feira, 20 de novembro, não é um feriado nacional.

A data só é um dia de folga dependendo de decisões dos governos municipais e estaduais. Neste ano, seis estados têm feriado na data por lei estadual (veja abaixo).

Além disso, em pelo menos, 1.260 cidades também têm o recesso, segundo a Fundação Cultural Palmares.

Há um projeto de lei em tramitação que debate tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Feriado decretado por lei estadual

Alagoas: Lei Nº 5.724, de 01.08.1995

Amazonas: Lei Nº 84/2010, de 08.07.2010

Amapá: Lei Nº 1169, de 27.12.2007

Mato Grosso: Lei Nº 7879, de 27.12.2002

Rio de Janeiro: Lei Nº 4007, de 11.11.2002

São Paulo: Lei Nº 17.746, de 12.09.2023

Entenda regras sobre trabalho na data

FUNCIONALISMO PÚBLICO: Para os servidores federais, segunda-feira (20) não será ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo no fim do ano passado. Para os funcionários municipais e estaduais, a decisão é de cada governo local.

EMPRESAS PRIVADAS: Se a cidade ou estado adota o feriado de Dia da Consciência Negra em lei, a norma é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, precisam receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data, explica a advogada Fernanda Garcez, sócia da Abe Advogados.

Sobre o Dia Nacional de Zumbi

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Em 2003, com a publicação da Lei Federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar.

Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não considerou a data feriado nacional.