Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 16/11/2023 - Como funciona a contrata√ß√£o de bab√° e empregada dom√©stica por meio per√≠odo
16/11/2023 - Como funciona a contratação de babá e empregada doméstica por meio período

A contratação por meio período deve seguir processos como assinatura do contrato de trabalho, da CTPS e registro no eSocial Doméstico

Em meio a uma rotina corrida e agitada, muitas fam√≠lias acabam precisando de ajuda extra para cuidar das crian√ßas e realizar atividades dom√©sticas. √Č nesse cen√°rio que entram as empregadas dom√©sticas e as bab√°s, dois personagens bastante comuns nos lares brasileiros.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE), h√° quase 6 milh√Ķes de trabalhadores dom√©sticos no pa√≠s, um contingente maior que a popula√ß√£o inteira de pa√≠ses como Finl√Ęndia e Dinamarca.

A contrata√ß√£o dessas profissionais por meio per√≠odo √© uma boa op√ß√£o para as fam√≠lias que precisam de suporte apenas em determinadas horas do dia. No entanto, √© fundamental compreender as quest√Ķes burocr√°ticas relacionadas ao sal√°rio e ao registro de empregadas dom√©sticas e bab√°s, para garantir que a rela√ß√£o trabalhista esteja conforme a legisla√ß√£o vigente.

Trabalho por meio período: o que é?

O chamado ‚Äúmeio per√≠odo‚ÄĚ √© tamb√©m conhecido como jornada parcial e caracteriza-se pela presta√ß√£o de servi√ßos por at√© seis horas di√°rias. A Consolida√ß√£o das Leis Trabalhistas (CLT) prev√™ os requisitos legais de sal√°rios, f√©rias e horas extras para os trabalhadores dessa modalidade.

A legisla√ß√£o trabalhista estabelece que os profissionais que atuam em meio per√≠odo devem cumprir at√© 30 horas semanais ou menos. No entanto, h√° uma diferen√ßa para a categoria de trabalhadores dom√©sticos, j√° que a Lei Complementar n¬ļ 150/2015 disp√Ķe sobre a alternativa de registrar esse profissional com uma jornada parcial de at√© 25h semanais.

Ainda de acordo com a lei, neste tipo de jornada, a realização de horas extras não pode exceder o limite de uma hora diária, limitado a seis horas de trabalho no dia. Neste caso, o salário da empregada doméstica ou da babá poderá ser proporcional às horas trabalhadas.

Todas essas informa√ß√Ķes s√£o essenciais para o empregador que quer seguir as legisla√ß√Ķes e saber como assinar a carteira de bab√° corretamente.

Salário de empregada doméstica por meio período

Antes de definir o salário do trabalhador doméstico, o empregador precisa entender a diferença entre o salário bruto e o líquido. Isso porque, o valor a ser lançado na carteira de trabalho (CTPS) é o salário bruto, também chamado de salário base, sem descontos.

No entanto, a quantia exata que o trabalhador irá receber é o salário líquido, após a subtração dos descontos oficiais que costumam ser referentes ao INSS, vale-transporte e Imposto de Renda, quando for necessário recolher.

Em relação à remuneração, é sempre importante lembrar que existe um valor mínimo que deve ser obedecido. No Brasil, o salário mínimo foi reajustado para R$ 1.320 em maio de 2023, ou seja, esse é o valor mínimo que um trabalhador deve receber.

Além disso, é importante lembrar que, além do mínimo federal, alguns estados do país possuem um piso regional para a categoria de empregado doméstico, valor que deve ser considerado por todos os empregadores que contratam alguém na respectiva região.

No caso dos trabalhadores em meio per√≠odo, o sal√°rio poder√° ser proporcional √†s horas trabalhadas. Para obter esse n√ļmero, √© preciso descobrir o valor da hora. No geral, deve-se dividir o valor do sal√°rio da jornada integral por 220. O resultado √©, ent√£o, multiplicado pelas horas de trabalho correspondentes ao estipulado em contrato.

Contratação de empregada doméstica e babá por meio período

Ao decidir contratar uma empregada dom√©stica ou bab√°, o empregador precisa estar ciente que h√° uma s√©rie de etapas que devem ser seguidas. Inicialmente, √© recomend√°vel que o empregador elabore um contrato, especificando todas as condi√ß√Ķes de trabalho, como data de admiss√£o, carga hor√°ria, valor do sal√°rio e fun√ß√Ķes do trabalhador contratado. O documento deve ser assinado por ambas as partes.

Em seguida, deve ser feito o cadastro da empregada no Esocial dom√©stico, onde v√£o constar todas as informa√ß√Ķes referentes √† rela√ß√£o trabalhista estabelecida. As informa√ß√Ķes s√£o automaticamente lan√ßadas na Carteira de Trabalho Digital.

Para fazer esse cadastro, o empregador tamb√©m dever√° solicitar alguns documentos, como o RG, CPF, certid√£o de nascimento ou casamento, comprovante de resid√™ncia, n√ļmero do PIS e c√≥pia da certid√£o de nascimento dos filhos da profissional, caso sejam menores de 14 anos.

Na etapa de folha de pagamento, ele conseguir√° calcular mensalmente as reten√ß√Ķes de impostos e emitir a guia DAE para o pagamento, atributo necess√°rio para evitar multas e penalidades.

Vale lembrar que existem algumas anota√ß√Ķes que devem ser feitas na carteira de trabalho. Uma delas √© o c√≥digo brasileiro de ocupa√ß√£o (CBO), que para empregada dom√©stica √© 5121-05 e para bab√° √© 5162-05.

Fonte: portoferreiraonline.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados