Notícia - 26/11/2015 - Patrões continuam com problemas para pagar impostos dos domésticos
26/11/2015 - Patrões continuam com problemas para pagar impostos dos domésticos

Site do eSocial não está emitindo guias para pagar os impostos sobre o 13º.
Segundo a RF, essa opção estará disponível no dia 1º de dezembro.

Depois de muitas dúvidas para cadastrar o empregado doméstico no eSocial, os patrões agora estão com outro problema: o site ainda não emite a guia para pagar os impostos sobre o 13º salário.
A empregada doméstica Maria Helena Bispo já está esperando o 13º e já sabe exatamente o que vai fazer com o dinheiro, mas a patroa dela, Katia Papaiz, está na dúvida. Ela vai pagar a metade no dia 30 de novembro que, pela lei, é o último dia para pagar a primeira parcela.

Katia sabe que precisa recolher o INSS e o fundo de garantia da empregada e tem que pagar fundo de garantia do mês e também do 13º, mas quando entrou no site do eSocial para emitir a guia dos impostos, não conseguiu. “Tem que ser pelo eSocial, pela internet, e eu não acho o campo para pagar os encargos do 13º. Eu quero gerar a guia do 13º e não tem nenhum campoâ€, relata.
Katia não conseguiu, porque essa opção ainda não existe na internet. Muita gente está com a mesma dúvida, no Brasil inteiro. Segundo aReceita Federal, o campo para emitir a guia dos impostos sobre o 13° vai estar liberado na página do eSocial no dia 1º de dezembro.
A contadora Dilma Rodrigues alerta que a demora para completar o site não é motivo para atrasar o pagamento para o empregado: “O ideal para que ele consiga resolver é fazer o recibo de 13º da maneira como ele já vinha fazendo no passado e aguardar a liberação do site, que está prometida a partir de 1º de dezembro. Neste momento, deve entrar no site e emitir a guia referente a encargos de 13º, que vai vencer dia 7 de dezembroâ€.
O prazo para pagar a segunda parcela do 13º também não muda. “A segunda parcela do 13º vai ser até 20 de dezembro e, como vai cair no fim de semana, antecipa para o dia 18. E o encargo até 7 de janeiro de 2016â€, afirma Dilma.

Fonte: Jornal Hoje