Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 15/12/2015 - Com menos oportunidades, diaristas buscam estabilidade como doméstica de carteira assinada
15/12/2015 - Com menos oportunidades, diaristas buscam estabilidade como doméstica de carteira assinada

A crise econômica agravada por um desgaste político eminente no país já atinge o serviço doméstico, de forma mais acentuada entre os trabalhadores que trabalham como diaristas. Isto porque os contratantes de diárias necessitados de cortar gastos muitas vezes acabam optando por economizar com os serviços de limpeza doméstica reduzindo os dias contratados ou mesmo assumindo pessoalmente esta tarefa.

Abrir mão do serviço de um trabalhador diarista é mais simples do que rescindir o contrato de uma empregada mensalista, por exemplo. Abrir mão de um trabalhador formalizado, sem ser por justa causa, implica no pagamento de diversas verbas rescisórias, o que pode representar mais gastos imediatos do que manter o trabalhador ativo.

Esta realidade somada aos benefícios exclusivos aos empregados formais está mudando a dinâmica de trabalho entre os empregados domésticos, se antes preferiam ser diaristas trabalhando em várias casas ao longo da semana, agora buscam a estabilidade da carteira assinada.

Este é o caso de Antônia Marquês, 47 anos. Ela trabalhava semanalmente em três casas e mais uma com demanda quinzenal. Recentemente, a trabalhadora viu sua renda ser brutalmente reduzida já que seu trabalho ficou restrito à faxina quinzenal, de acordo com entrevista concedida ao Jornal Agora.

Para Mario Avelino, Presidente do Portal Doméstica Legal a preferência pelo trabalho de mensalista é uma tendência. “Até um ano atrás você via muitas domésticas mensalistas querendo sair para trabalhar como diaristas, mas, agora, elas estão vendo que não está fácil e que não vale tanto a penaâ€, avalia o especialista em emprego doméstico.


fonte: Doméstica Legal​
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados