Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 30/03/2016 - Gestante que pediu demissão por assédio tem estabilidade provisória reconhecida
30/03/2016 - Gestante que pediu demissão por assédio tem estabilidade provisória reconhecida

Estabelecimento terá de indenizar ex-funcionária por assédio moral e sexual cometido pelo proprietário da empresa. A mulher também teve estabilidade provisória reconhecida por descobrir, após pedido de demissão, que estava grávida. A decisão é do juiz do Trabalho Raphael Jacob Brolio, da 20ª vara de SP, e foi favorável à reclamação trabalhista ajuizada pelo Sinthoresp, Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região.

O proprietário do bar tinha por hábito fazer brincadeiras "imorais" com a trabalhadora durante a jornada de trabalho, o que motivou o pedido de demissão da garçonete. Mas, durante o aviso prévio, ela descobriu que estava grávida e pediu a reintegração. A empresa negou o pedido. Inconformada, a mulher recorreu ao sindicato para ingressar com ação.O magistrado reconheceu, por depoimento de uma testemunha, que a funcionária pediu demissão em razão do assédio moral e sexual que vinha sofrendo por parte do proprietário do estabelecimento. Assim, declarou a nulidade do pedido de demissão e, por entender inviável a reintegração da trabalhadora à empresa, declarou o pedido de rescisão indireta.

Brolio também reconheceu o direito à estabilidade provisória e determinou o pagamento de indenização do período estabilitário da gestante, desde a data da rescisão do contrato até cinco meses após o parto. Condenou, por fim, ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 20 mil.

O juiz determinou o reconhecimento do período em que a empregada trabalhou sem registro, com a anotação na CTPS e o pagamento dos reflexos devidos, e ainda estabeleceu uma média mensal de R$ 1.100,00 como pagamento das gorjetas recebidas pela empresa que não foram repassadas corretamente à trabalhadora durante o período contratual, determinando o repasse de 65% do valor arbitrado a título de taxa de serviço a todos os empregados.

Processo: 0001385-19.2015.5.02.002

Fonte: Jusbrasil
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados