Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 05/07/2016 - Domésticas devem agendar seguro desemprego pela internet ou telefone
05/07/2016 - Domésticas devem agendar seguro desemprego pela internet ou telefone

Sistema Nacional de Emprego suspende pronto atendimento em seus postos a partir de fevereiro. Empregadores devem continuar fornecendo Formulário de Requerimento em papel

Domésticas devem agendar seguro desemprego

A partir da segunda-feira, dia 01 de fevereiro, não haverá mais pronto atendimento nos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para os seguintes serviços: emissão da carteira de trabalho, requerimento do seguro desemprego e intermediação de mão de obra. A partir desta data, será necessário efetuar o agendamento previamente pela internet no site do Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), ou pelo telefone 158.

O serviço desejado será marcado em qualquer uma das unidades de atendimento presencial. O trabalhador poderá selecionar um horário entre 08:30 e 17:00. Na data agendada o empregado doméstico deverá comparecer ao posto escolhido com sua documentação pessoal, Termo de Término de Contrato de Trabalho e com o Formulário de Requerimento de Seguro Desemprego em papel. O empregador doméstico manterá o mesmo procedimento que já era adotado, comprando o formulário em papelaria e fornecendo ao trabalhador dispensado. O que muda no caso específico do emprego doméstico será apenas a forma de agendamento para o atendimento nos postos do (SINE).

Alguns postos de atendimento estão com os agendamentos esgotados para as próximas semanas, mas de acordo com o superintendente do Ministério do Trabalho no Rio, em entrevista ao Jornal Extra, ninguém ficará sem atendimento. “Se o prazo para o trabalhador pedir o seguro vencer amanhã, mas só houver vagas para dali a 14 dias, ele poderá ir ao posto solicitar um atendimento emergencialâ€, afirmou o portal voz em entrevista publicada na edição de 01/02/2016 do jornal.

Expectativa de melhoria

O agendamento online já era uma opção disponível aos trabalhadores, porém não era obrigatório. O site do SAA, porém, foi alvo de muitas matérias negativas na mídia, entre os anos de 2014 e 2015. As reportagens traziam depoimentos de pessoas que não conseguiam o agendamento remoto e precisavam dormir na fila dos postos para tentar o atendimento presencial.

De acordo com o porta voz do Ministério do Trabalho existem melhorias previstas para o sistema. “ Antes, o programa não funcionava direito, mas, em março, teremos uma nova versão melhorâ€, concluiu.

Fonte: Doméstica Legal
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados