Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 25/07/2016 - Domésticas: 70% ainda não têm carteira assinada
25/07/2016 - Domésticas: 70% ainda não têm carteira assinada

Apesar dos avanços sociais proporcionados pela Lei Complementar 150/2015, o número de empregadas domésticas que ainda não têm carteira assinada gira em torno de 70%, lembrou, ontem, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 6,4 milhões de pessoas nesta atividade, mas somente 1,37 milhão estão cadastradas no portal do eSocial, que reúne as contribuições tributárias mensais, como recolhimentos obrigatórios de FGTS e INSS, com adicional noturno e jornada de até 44 horas semanais.
A piora no mercado de trabalho, com o aumento do desemprego e a dificuldade de manter uma empregada registrada, tem levado patrões a procurarem agências de serviços domésticos. Nesse negócio, os intermediadores de mão de obra são proibidos de cobrar honorários das empregadas, mas é preciso ficar alerta, pois há quem desrespeite essa regra.

— A contratação fica mais segura para o empregador e para a profissional. Nós checamos documentação e referências — disse a fundadora da Agência ABC, Aline Ladvocat.

Apesar das conquistas dos últimos anos, uma reivindicação das domésticas que ainda não foi regulamentada é o auxílio- creche. O benefício estava previsto pela Constituição de 1988 para outras trabalhadores do setor privado, mas até hoje depende de convenção ou acordo coletivo. A empresa com mais de 30 funcionária deveria pagar o auxílio às que são mães, o que geralmente não acontece.
— Isso poderia encarecer a contratação — disse o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino.

Fonte: Extra
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados