Notícia - 04/10/2017 - AuxĂ­lio-doença do empregado domĂ©stico pode ser agendado via web
04/10/2017 - Auxílio-doença do empregado doméstico pode ser agendado via web

Conheça o passo a passo de como fazer o agendamento da perĂ­cia atravĂ©s do site da PrevidĂȘncia Social

Quando o empregado domĂ©stico, por qualquer motivo de saĂșde, precisa se afastar do trabalho, mediante a atestado mĂ©dico, a PrevidĂȘncia Social Ă© a responsĂĄvel por pagar o auxĂ­lio-doença a partir do primeiro dia de afastamento, Ă© o que diz o Decreto nÂș 3.048 em seu artigo 72.

Desta maneira, o empregador nĂŁo precisa, por conta prĂłpria, pagar a primeira quinzena. Mas para que o empregado possa receber o benefĂ­cio previdenciĂĄrio, ele deve ter contribuĂ­do por pelo menos 12 meses. No entanto, essa exigĂȘncia nĂŁo Ă© vĂĄlida para os casos em que o trabalhador sofrer um acidente no percurso ou local de trabalho, desenvolver uma doença causada por sua atividade, ou quando a empregada der entrada na licença maternidade.

Para que o empregado domĂ©stico possa dar entrada no benefĂ­cio, Ă© preciso que ele entre em contato com o INSS para agendar a perĂ­cia mĂ©dica, com o atestado mĂ©dico em mĂŁos. Esse agendamento pode ser feito atravĂ©s do telefone 135 ou atravĂ©s do site da PrevidĂȘncia Social.

Confira abaixo o passo a passo para agendamento do auxílio-doença:

Passo 1: Acesse o site da PrevidĂȘncia Social www.previdencia.gov.br e procure por agendamento do auxĂ­lio doença ou atravĂ©s do link abaixo:

Passo 2: Clique no botão “AGENDAR NOVO”.

Passo 3: Informe o cĂłdigo de acesso correto.

Passo 4: Selecione o estado, municĂ­pio e a agĂȘncia da PrevidĂȘncia Social desejada. Em seguida, clique no botĂŁo “Avançar”.

Passo 5: Informe os dados que o sistema da PrevidĂȘncia Social irĂĄ solicitar.

Obs.: É preciso prestar atenção nas informaçÔes fornecidas!

Na opção Categoria do Trabalhador, selecione a opção “Empregado DomĂ©stico”. Em seguida clique no botĂŁo “Avançar”.

Passo 6: Confirme as informaçÔes fornecidas pela PrevidĂȘncia Social. Logo em seguida, clique no botĂŁo “Confirmar”.

Passo 7: Selecione a AgĂȘncia BancĂĄria. ApĂłs, clique em “Avançar”.

Passo 8: O sistema da PrevidĂȘncia Social irĂĄ exibir o comprovante de agendamento. Clique no botĂŁo “Imprimir”.

Passo 9: Imprima o comprovante e leve no dia do atendimento.

Obs.: A data do atendimento Ă© agendada automaticamente pelo sistema da PrevidĂȘncia Social. É importante nĂŁo esquecer de levar todos os documentos solicitados na instrução que consta na impressĂŁo do comprovante.

Fonte: Doméstica Legal