NotŪcia - 22/11/2017 - Carteira de Trabalho Digital j√° est√° dispon√≠vel
22/11/2017 - Carteira de Trabalho Digital já está disponível

A partir de 21 de novembro, o trabalhador brasileiro poder√° ter as informa√ß√Ķes de Qualifica√ß√£o Civil e de Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho em um aplicativo m√≥bile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Minist√©rio do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital poder√° ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionar√° como uma extens√£o do documento f√≠sico.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo.

Também será possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

A caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.

Como baixar

¬∑ Para ter o documento digital, com todas as informa√ß√Ķes acess√≠veis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por ‚ÄúCarteira de Trabalho Digital‚ÄĚ e baixar a ferramenta.

· A próxima tela são os informes:

¬∑ Em seguida, ir√° aparecer uma tela com quatro op√ß√Ķes (Entrar, Solicitar 1¬™ via, Solicitar 2¬™ via, Perguntas Frequentes).

Quem tiver a senha cadastrada no cidad√£o.br e Sine F√°cil, precisar√° apenas colocar essa senha (ser√° mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em ‚ÄúEntrar‚ÄĚ:

· Será necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar.

¬∑ Em seguida, ser√° necess√°rio digitar o CPF, a senha e clicar novamente em ‚ÄúEntrar‚ÄĚ.

¬∑ Quem n√£o tiver senha ainda, precisar√° criar uma, clicando em ‚ÄúPrimeiro Acesso no cidad√£o.br‚ÄĚ ou em ‚ÄúCadastre-se‚ÄĚ.

Ser√° necess√°rio informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da m√£e, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a op√ß√£o ser√° ‚ÄúN√£o sou brasileiro‚ÄĚ). Essas informa√ß√Ķes ser√£o validadas no Cadastro Nacional de Informa√ß√Ķes Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador ser√° direcionado a responder um question√°rio com cinco perguntas sobre seu hist√≥rico laboral. Por isso, √© importante ter em m√£os a Carteira de Trabalho f√≠sica ao tentar instalar o aplicativo mobile. √Č preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receber√° uma senha provis√≥ria que dever√° ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

¬∑ Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, √© poss√≠vel tamb√©m solicitar a 1¬™ e a 2¬™ via da carteira de Trabalho. As op√ß√Ķes aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo √© instalado. Nesse caso n√£o √© necess√°rio passar pela autentica√ß√£o. Basta clicar na op√ß√£o desejada, preencher o formul√°rio de pr√©-cadastro v√°lido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informa√ß√Ķes e formalizar o pedido do documento.

Algumas unidades de atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.

Essa solicitação também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.

Fonte: Jornal da Regi√£o

Sub Sede - Campinas: