Documento sem título
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Parceiros

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 22/11/2017 - Carteira de Trabalho Digital j√° est√° dispon√≠vel
22/11/2017 - Carteira de Trabalho Digital já está disponível

A partir de 21 de novembro, o trabalhador brasileiro poder√° ter as informa√ß√Ķes de Qualifica√ß√£o Civil e de Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho em um aplicativo m√≥bile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Minist√©rio do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital poder√° ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionar√° como uma extens√£o do documento f√≠sico.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo.

Também será possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

A caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.

Como baixar

¬∑ Para ter o documento digital, com todas as informa√ß√Ķes acess√≠veis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por ‚ÄúCarteira de Trabalho Digital‚ÄĚ e baixar a ferramenta.

· A próxima tela são os informes:

¬∑ Em seguida, ir√° aparecer uma tela com quatro op√ß√Ķes (Entrar, Solicitar 1¬™ via, Solicitar 2¬™ via, Perguntas Frequentes).

Quem tiver a senha cadastrada no cidad√£o.br e Sine F√°cil, precisar√° apenas colocar essa senha (ser√° mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em ‚ÄúEntrar‚ÄĚ:

· Será necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar.

¬∑ Em seguida, ser√° necess√°rio digitar o CPF, a senha e clicar novamente em ‚ÄúEntrar‚ÄĚ.

¬∑ Quem n√£o tiver senha ainda, precisar√° criar uma, clicando em ‚ÄúPrimeiro Acesso no cidad√£o.br‚ÄĚ ou em ‚ÄúCadastre-se‚ÄĚ.

Ser√° necess√°rio informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da m√£e, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a op√ß√£o ser√° ‚ÄúN√£o sou brasileiro‚ÄĚ). Essas informa√ß√Ķes ser√£o validadas no Cadastro Nacional de Informa√ß√Ķes Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador ser√° direcionado a responder um question√°rio com cinco perguntas sobre seu hist√≥rico laboral. Por isso, √© importante ter em m√£os a Carteira de Trabalho f√≠sica ao tentar instalar o aplicativo mobile. √Č preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receber√° uma senha provis√≥ria que dever√° ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

¬∑ Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, √© poss√≠vel tamb√©m solicitar a 1¬™ e a 2¬™ via da carteira de Trabalho. As op√ß√Ķes aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo √© instalado. Nesse caso n√£o √© necess√°rio passar pela autentica√ß√£o. Basta clicar na op√ß√£o desejada, preencher o formul√°rio de pr√©-cadastro v√°lido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informa√ß√Ķes e formalizar o pedido do documento.

Algumas unidades de atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.

Essa solicitação também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.



Fonte: Jornal da Regi√£o
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
Sub Sede - Campinas:
Rua Visconde do Rio Branco, 301 - Ed Liberdade
5º Andar - Conj 501 - Sala 02
Centro - Campinas/SP

Telefone:
(19) 3232-0956
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados