Documento sem título
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Parceiros

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 29/11/2018 - Jornada de trabalho de empregado dom√©stico: porque usar um software de gest√£o?
29/11/2018 - Jornada de trabalho de empregado doméstico: porque usar um software de gestão?




As rela√ß√Ķes de trabalho dom√©stico foram regulamentadas pela Lei Complementar 150/2015, tamb√©m conhecida como PEC dos dom√©sticos. Entre as regras que os empregadores precisam observar, est√° a obriga√ß√£o de registrar o hor√°rio de trabalho do empregado, seja de forma manual, mec√Ęnica ou eletr√īnica.

Para auxiliar no cumprimento dessa regra, o registro da jornada de trabalho de empregado doméstico pode ser feito por meio de softwares de gestão, que também trazem diversos benefícios para o patrão.

Quer saber o motivo? Ent√£o, continue a leitura deste texto e entenda como um software vai ajudar no seu dia a dia!


Fiscalização adequada do trabalho

Fiscalizar o trabalho do empregado doméstico é importante para ter certeza de que ele está obedecendo os horários acordados, conferir a concessão de intervalos e considerar as horas extras trabalhadas. Inclusive, nos casos em que é criado um banco de horas para compensação de jornada.

Contando com um software para registrar a jornada de trabalho de empregado dom√©stico, ficar√° mais f√°cil incluir e acessar todas as informa√ß√Ķes. Para quem busca ainda mais comodidade, existem op√ß√Ķes que oferecem o ponto eletr√īnico, em que todos os registros s√£o feitos diretamente no aplicativo.

Facilitação no pagamento

Além de um bom controle de jornada, é importante conseguir calcular corretamente todas as horas extras e o período de trabalho noturno, quando houver, na hora de fechar a folha de pagamento do doméstico. Porém, essa é uma das maiores dificuldades dos empregadores, pois o cálculo envolve diversas variáveis, como:

divisor legal para a jornada de trabalho mensal;
redução da hora noturna;
compensação de horas.
Um software de gest√£o vai analisar todos os dados lan√ßados sobre a jornada de trabalho do empregado dom√©stico e calcular o total devido no m√™s, incluindo quest√Ķes referentes ao INSS, FGTS e Imposto de Renda. Assim, fica bem mais f√°cil fazer o pagamento sem erros, cumprindo a legisla√ß√£o trabalhista.

Prevenção de multas trabalhistas

Os empregadores dom√©sticos devem, obrigatoriamente, utilizar o sistema do e-Social para fazer o pagamento de tributos, contribui√ß√Ķes e outros encargos referentes ao trabalhador. Por√©m, itens como horas extras e adicional noturno entram nos c√°lculos das verbas que devem ser recolhidas por meio desse sistema.

O descumprimento das normas pode ser penalizado pelos órgãos fiscalizadores e os pagamentos feitos em atraso são passíveis de multas e juros. Um software de gestão facilita todos os procedimentos que devem ser feitos e evita os erros, assim, você se previne contra eventuais multas trabalhistas.

Prote√ß√£o contra a√ß√Ķes judiciais

Usar um bom software de gest√£o para garantir que todos os pagamentos sejam feitos corretamente √© fundamental para evitar a√ß√Ķes trabalhistas, que podem resultar em preju√≠zos para o empregador. Tendo em vista que √© dever do empregador manter o controle de jornada, tamb√©m √© sua obriga√ß√£o apresentar as folhas de ponto em eventual a√ß√£o trabalhista.

Dessa forma, todos os registros feitos pelo software tamb√©m servem como provas em um eventual processo, permitindo que o patr√£o comprove a jornada trabalhada pelo empregado. Al√©m disso, apresentando tamb√©m os recibos de pagamento, √© poss√≠vel comprovar o cumprimento das normas trabalhistas e evitar condena√ß√Ķes judiciais.

Viu só? Contar com um software de gestão para controlar a jornada de trabalho de empregado doméstico traz diversas vantagens, sendo uma ferramenta de apoio para que você tenha certeza de que está seguindo a legislação trabalhista e possa comprovar que observou os direitos do trabalhador.

Fonte: Lalabee
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
Sub Sede - Campinas:
Rua Visconde do Rio Branco, 301 - Ed Liberdade
5º Andar - Conj 501 - Sala 02
Centro - Campinas/SP

Telefone:
(19) 3232-0956
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados