NotŪcia - 29/11/2018 - Jornada de trabalho de empregado dom√©stico: porque usar um software de gest√£o?
29/11/2018 - Jornada de trabalho de empregado doméstico: porque usar um software de gestão?

As rela√ß√Ķes de trabalho dom√©stico foram regulamentadas pela Lei Complementar 150/2015, tamb√©m conhecida como PEC dos dom√©sticos. Entre as regras que os empregadores precisam observar, est√° a obriga√ß√£o de registrar o hor√°rio de trabalho do empregado, seja de forma manual, mec√Ęnica ou eletr√īnica.

Para auxiliar no cumprimento dessa regra, o registro da jornada de trabalho de empregado doméstico pode ser feito por meio de softwares de gestão, que também trazem diversos benefícios para o patrão.

Quer saber o motivo? Ent√£o, continue a leitura deste texto e entenda como um software vai ajudar no seu dia a dia!

Fiscalização adequada do trabalho

Fiscalizar o trabalho do empregado doméstico é importante para ter certeza de que ele está obedecendo os horários acordados, conferir a concessão de intervalos e considerar as horas extras trabalhadas. Inclusive, nos casos em que é criado um banco de horas para compensação de jornada.

Contando com um software para registrar a jornada de trabalho de empregado dom√©stico, ficar√° mais f√°cil incluir e acessar todas as informa√ß√Ķes. Para quem busca ainda mais comodidade, existem op√ß√Ķes que oferecem o ponto eletr√īnico, em que todos os registros s√£o feitos diretamente no aplicativo.

Facilitação no pagamento

Além de um bom controle de jornada, é importante conseguir calcular corretamente todas as horas extras e o período de trabalho noturno, quando houver, na hora de fechar a folha de pagamento do doméstico. Porém, essa é uma das maiores dificuldades dos empregadores, pois o cálculo envolve diversas variáveis, como:

divisor legal para a jornada de trabalho mensal;
redução da hora noturna;
compensação de horas.
Um software de gest√£o vai analisar todos os dados lan√ßados sobre a jornada de trabalho do empregado dom√©stico e calcular o total devido no m√™s, incluindo quest√Ķes referentes ao INSS, FGTS e Imposto de Renda. Assim, fica bem mais f√°cil fazer o pagamento sem erros, cumprindo a legisla√ß√£o trabalhista.

Prevenção de multas trabalhistas

Os empregadores dom√©sticos devem, obrigatoriamente, utilizar o sistema do e-Social para fazer o pagamento de tributos, contribui√ß√Ķes e outros encargos referentes ao trabalhador. Por√©m, itens como horas extras e adicional noturno entram nos c√°lculos das verbas que devem ser recolhidas por meio desse sistema.

O descumprimento das normas pode ser penalizado pelos órgãos fiscalizadores e os pagamentos feitos em atraso são passíveis de multas e juros. Um software de gestão facilita todos os procedimentos que devem ser feitos e evita os erros, assim, você se previne contra eventuais multas trabalhistas.

Prote√ß√£o contra a√ß√Ķes judiciais

Usar um bom software de gest√£o para garantir que todos os pagamentos sejam feitos corretamente √© fundamental para evitar a√ß√Ķes trabalhistas, que podem resultar em preju√≠zos para o empregador. Tendo em vista que √© dever do empregador manter o controle de jornada, tamb√©m √© sua obriga√ß√£o apresentar as folhas de ponto em eventual a√ß√£o trabalhista.

Dessa forma, todos os registros feitos pelo software tamb√©m servem como provas em um eventual processo, permitindo que o patr√£o comprove a jornada trabalhada pelo empregado. Al√©m disso, apresentando tamb√©m os recibos de pagamento, √© poss√≠vel comprovar o cumprimento das normas trabalhistas e evitar condena√ß√Ķes judiciais.

Viu só? Contar com um software de gestão para controlar a jornada de trabalho de empregado doméstico traz diversas vantagens, sendo uma ferramenta de apoio para que você tenha certeza de que está seguindo a legislação trabalhista e possa comprovar que observou os direitos do trabalhador.

Fonte: Lalabee

Sub Sede - Campinas: