Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 12/09/2019 - O que é apropriação indébita previdenciária no emprego doméstico?
12/09/2019 - O que é apropriação indébita previdenciária no emprego doméstico?

Uma das obrigações dos empregadores domésticos é fazer o recolhimento das contribuições previdenciárias dos empregados, com a devida retenção no salário, além de quitar a cota patronal prevista na legislação.

Ao deixar de cumprir essa obrigação, o patrão pratica a apropriação indébita previdenciária no emprego doméstico e corre o risco de responder criminalmente pela conduta. Entretanto muitos empregadores não entendem do que se trata essa prática, quais são as penalidades aplicadas e como evitar essas ocorrências.



O que é apropriação indébita previdenciária no emprego doméstico?
A apropriação indébita é a conduta de se apropriar de coisas ou valores que estão em sua posse, mas pertencem a outra pessoa. Um exemplo é quando uma pessoa pega um objeto emprestado, porém, depois de um certo tempo, decide que não devolverá, se apoderando dele de forma ilícita. Esse é um crime previsto pelo artigo 168 do Código Penal, punível com reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Contudo, em relação aos recolhimentos do INSS, foi criada uma norma específica: o 168-A da mesma lei determina que deixar de repassar as contribuições do trabalhador, no prazo e na forma determinada, configura o crime de apropriação indébita previdenciária.

A punição por essa conduta é maior: a pena de reclusão varia entre 2 e 5 anos, além da multa. Desse modo, como os recolhimentos previdenciários também são aplicáveis no emprego doméstico, quando o patrão deixa de pagar as contribuições do INSS que foram retidas no pagamento do empregado, configura-se o crime.

Quais práticas podem configurar esse crime?
O Código Penal esclarece que existem outras práticas que caracterizam a apropriação indébita previdenciária e são puníveis com as mesmas penas já explicadas. São elas:

deixar de recolher no prazo legal a contribuição descontada de pagamentos efetuados;
não pagar benefício devido ao segurado, quando as cotas ou parcelas já foram reembolsadas ao empregador.
Assim, é obrigação do patrão efetuar os recolhimentos previdenciários devidos e repassar ao empregado eventuais benefícios reembolsados pelo INSS (como o salário-família), sob pena de responder criminalmente pela conduta.

Como evitar essas ocorrências ou regularizar a situação?
A melhor forma de evitar essas ocorrências é ter atenção aos pagamentos das obrigações trabalhistas e à quitação do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), que inclui o recolhimento do FGTS, do seguro contra acidente de trabalho e do Imposto de Renda retido na fonte, se for o caso. A guia deve ser paga até o dia 7 de cada mês ou no dia útil anterior, caso a data caia em um fim de semana.

No entanto, caso tenha guias em atraso, vale a pena regularizar a situação assim que for possível. De acordo com a lei, se o empregador declarar, confessar e efetuar os pagamentos devidos de forma espontânea, antes do início de ação fiscal para investigar a conduta, a punibilidade é extinta, ou seja, ele não responderá pelo crime.

Como vimos, além de ser considerado descumprimento da legislação trabalhista, deixar de fazer os pagamentos devidos ao INSS, quando descontados do trabalhador, configura o crime de apropriação indébita previdenciária no emprego doméstico. Portanto, é fundamental fazer os recolhimentos em dia, quitando todas as verbas devidas ao trabalhador e indicadas na guia do eSocial.

Fonte: Lalabee
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados