Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 17/03/2023 - O que é medicina preventiva e qual é a sua importância
17/03/2023 - O que é medicina preventiva e qual é a sua importância

Conheça mais sobre o novo benefício inserido na CCT vigente.

O que é medicina preventiva e qual é a sua importância

Estar saudável, não significa só ausência de doença, trata-se também da harmonia e equilíbrio em que o ser humano pode encontrar em si o bem-estar físico, mental e social e para isso é necessário contar com outras áreas além da medicina curativa. Afinal é melhor prevenir do que tratar não é mesmo? Por esse motivo a importância da medicina preventiva.

Um levantamento do IBGE feito em 2018, revelou que a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos. Você sabe por que isso está acontecendo? Esse aumento vem acontecendo graças à medicina preventiva, que evita o desenvolvimento de doenças.

Muitos deixaram de buscar ajuda médica apenas quando já estão sofrendo com alguma doença que poderia ter sido evitada, como hipertensão, obesidade e diabete, isso por que elas investem no acompanhamento e na prevenção da saúde e isso permite a identificação e o tratamento de possíveis riscos.

Mas afinal, o que significa medicina preventiva? Como o próprio nome sugere, a medicina preventiva trata-se do cuidado e tratamento precoce de inúmeras doenças.

Você sabe como a medicina preventiva pode cuidar de você e de sua família? Preparamos esse post para você entender um pouco mais sobre o assunto.

Medicina Curativa x Medicina Preventiva

Primeiro vamos entender a diferença entre medicina curativa e medicina preventiva.

De forma bem simples, a medicina curativa trata de sintomas que já estão evidentes, com o intuito de que eles não evoluam e a medicina preventiva é uma modalidade médica para prevenir doenças, antes mesmo de que apareçam, evitando que tais doenças se instalem.

O que é a medicina preventiva

É um conjunto de medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças ou agravamento de doenças já existentes.

Como funciona a medicina preventiva

A atuação da medicina preventiva é focada no paciente, essa especialidade médica dedicada à prevenção de doenças e busca com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes com cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar. Esses cuidados são realizados por meio de consultas e também da realização de exames periódicos.

Medicina preventiva dividida em 4 funções

Prevenção primária

A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes.

Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.

Prevenção secundária

É a etapa que preza por diagnósticos precoces, de modo a iniciar o tratamento da enfermidade ainda em estágio inicial. Com isso, é possível melhorar o prognóstico do paciente, impedindo assim a evolução e agravamento do quadro.

Portanto, entende-se que essa etapa tem como foco a diminuição da prevalência da doença e isso acontece por meio do diagnóstico e tratamento precoces.

Prevenção terciária

Basicamente, o nível terciário se concentra na redução dos sintomas da doença para que as suas funções não sejam comprometidas. Nessa situação, podemos citar as pessoas diabéticas, que precisam adotar dietas apropriadas e tomar medicação específica para controlar a patologia.

Prevenção quaternária

A aplicação da etapa quaternária visa identificar o paciente com risco de excesso de medicação ou intervenção desnecessária, como cirurgias. Para tanto, são propostas opções menos invasivas, de modo a evitar potenciais danos à saúde do indivíduo que possam ser mais graves que a própria doença.

A importância da medicina preventiva

A medicina preventiva previne doenças, auxilia no diagnóstico precoce e oferece mais chances de tratamento, melhora qualidade de vida e garante mais longevidade.

O paciente que opta pela saúde preventiva e realiza acompanhamento e exames periódicos tem a possibilidade de construir uma vida saudável. Com isso, ao adotar e cultivar hábitos saudáveis, automaticamente o paciente reduz o risco do aparecimento de doenças e tem mais facilidade para tratá-las.

Essas iniciativas são fundamentais para que os tratamentos não necessitem do uso de medicamentos ou de procedimentos invasivos. Atitudes como essas contribuem para prolongar a vida!

Fonte: brasilmsp.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados