Notícia - 03/06/2015 - Receita altera consulta aos dados do CPF; veja o que mudou
03/06/2015 - Receita altera consulta aos dados do CPF; veja o que mudou

A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (1º) novo comprovante de situação cadastral no CPF, documento que informa sobre a regularidade cadastral do contribuinte perante o Cadastro de Pessoas Físicas.

O novo comprovante agrega maior segurança ao processo de consulta. Além disso, os novos dados dão maior transparência à sociedade sobre a real situação cadastral do contribuinte perante o CPF, reduzindo, assim, os riscos de fraudes.

Entre as principais novidades do novo serviço destacam-se:

a) Forma de consulta: o contribuinte deverá informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento.

b) Novas informações cadastrais do contribuinte: além do nome e da situação cadastral, o comprovante traz novas informações: data de nascimento; data da inscrição no CPF e ano de óbito (se houver).

c) Consulta por meio do APP pessoa física: além da consulta por meio do site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br ), o novo comprovante poderá ser acessado por meio do APP pessoa física disponível para dispositivos móveis (smartphones, tablets etc).

d) Confirmação da autenticidade do novo comprovante: a autenticidade do novo comprovante e dos dados nele constantes podem ser confirmadas por meio do serviço "Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral", disponível no site.
Fonte: Folha de SP