Notícia - 12/06/2015 - Benefícios trabalhistas incentivam retorno de domésticas para o setor

Domésticas que foram trabalhar na indústria estão voltando para o setor. Procura por vagas aumentou nos últimos meses em São Paulo.

O fechamento de vagas na indústria e no comércio está provocando um movimento de volta à antiga profissão das trabalhadoras que tinham trocado o emprego doméstico pelo comércio e a indústria.

Domingas de Souza Santos sempre trabalhou como doméstica em casa de família. No ano passado decidiu mudar de ramo e foi contratada por um restaurante. Ficou seis meses e foi demitida. Agora Domingas quer voltar para a antiga colocação.
“Quanto eu entrei lá, tinha bastante movimento, aí depois de dois meses eu fui percebendo e os outros também que estava caindo muito o movimento de clienteâ€, diz Domingas.

Em uma agência de São Paulo, a quantidade de pessoas que fazem cadastro para conseguir uma vaga dobrou este ano. Todos os dias 120 pessoas deixam o currículo no local.

A crise econômica que o país enfrenta que tem aumentado a fila das candidatas a doméstica diz o gerente comercial da agência, Rafael Hungaro.

“Ela foi trabalhar na indústria e no comercio só que devido a crise com as demissões, acabaram voltando ao mercado de domésticasâ€, fala Hungaro.

A advogada da Federação das Empregadas Domésticas do estado de São Paulo, Fabíola Ferrai, também diz que o mau desempenho da economia tem aumentado a procura por vaga.

“Houve uma migração do setor doméstico para o setor de serviços, agora com a crise esses setores estão demitindo e elas estão voltando para o trabalho domésticoâ€.
A nova lei que regulamentou direitos trabalhistas para os empregados domésticos também tornou mais atrativa a profissão diz a advogada. Agora o patrão vai ter que pagar fundo de garantia, multa em caso de demissão, seguro de acidente e outros benefícios.

A doméstica Noelia Ferreira está otimista e diz que vai ser feliz no novo emprego. “Já trabalhei em empresa em algum tempo, mas eu voltei para casa de família. Agora com a questão desses benefícios vai ficar melhor para o trabalhador domésticoâ€.

Clique aqui para assistir a reportagem.

Fonte: Jornal Hoje