Documento sem título
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Parceiros

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 17/08/2015 - A√ß√Ķes movidas por empregadas dom√©sticas cresce mais de 13% em 2015
17/08/2015 - A√ß√Ķes movidas por empregadas dom√©sticas cresce mais de 13% em 2015

Aumento de processos est√° relacionado com as novas regras adotadas pela ‚ÄúLei das Dom√©sticas‚ÄĚ


O n√ļmero de a√ß√Ķes trabalhistas ajuizadas por empregadas dom√©sticas no Estado de S√£o Paulo cresceu 13,4% no 1¬ļ semestre de 2015 em compara√ß√£o ao mesmo per√≠odo no ano passado. Segundo levantamento realizado pela Lalabee - empresa de servi√ßos digitais para gest√£o de funcion√°rios dom√©sticos - junto ao Tribunal Regional do Trabalho (2¬™ e 15¬™ Regi√£o/TRT, que respondem pelos processos ajuizados em S√£o Paulo), foram protocoladas 5.201 a√ß√Ķes neste ano ante 4.587 registros de 2014.

Marcos Machuca, CEO da Lalabee, entende que o aumento do volume de processos √© decorrente da consolida√ß√£o das novas obriga√ß√Ķes por parte dos empregadores e, da mesma forma, da conscientiza√ß√£o dos empregados em rela√ß√£o aos direitos ap√≥s a san√ß√£o da Lei das Dom√©sticas (Lei Complementar n¬ļ 150/2015). ‚Äú√Č uma fase de adapta√ß√£o e ajustes para ambos os lados. A cada dia que passa, mais empregados e empregadores ampliam a procura por m√©todos e plataformas que auxiliem e resguardam a rela√ß√£o profissional‚ÄĚ, explica.

Entre os motivos identificados pelo TRT nas demandas judiciais movidas por empregados domésticos as principais são o reconhecimento de vínculo empregatício, pagamento de verbas rescisórias, pagamento de benefícios como vale-transporte e horas extras, entre outros.

Ainda de acordo com o executivo, a expectativa é de que os processos trabalhistas acionados por trabalhadores aumentem mais a partir de outubro, quando entra em vigor a criação do Super Simples Doméstico - regime unificado de pagamento de tributos que concentrará em apenas uma guia todos os recolhimentos que o patrão deve fazer.

Com a mudan√ßa, o empregador ter√° a obriga√ß√£o de depositar mensalmente, por meio de um documento √ļnico de arrecada√ß√£o, 20% do sal√°rio do empregado. O percentual √© equivalente a soma dos recolhimentos de 8% de FGTS, 8% de INSS, 3,2% de antecipa√ß√£o de multa rescis√≥ria e 0,8% para seguro contra acidentes de trabalho. ‚ÄúPara evitar qualquer risco, o ideal √© que os patr√Ķes cumpram as regras em vig√™ncias pela Lei e tamb√©m fiquem atentos √† incorpora√ß√£o do Simples Dom√©stico‚ÄĚ, finaliza Machuca.
Fonte:Jornal do Brasil
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados