NotŪcia - 01/09/2015 - eSocial: aplicativo consulta cadastro on line
01/09/2015 - eSocial: aplicativo consulta cadastro on line

Resolução do Comitê Gestor do eSocial, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31), disponibiliza o Módulo Consulta Qualificação Cadastral on-line, para facilitar a regularização dos dados cadastrais nos órgãos oficiais, como CEF, Receita, Trabalho, Previdência e demais órgãos federais. Por meio de aplicativo disponível no site www.esocial.gov.br, o empregado ou empregador poderá verificar o batimento dos seus dados nesses órgãos e proceder a atualzação necessária.

Por meio da ferramenta, ser√° poss√≠vel realizar o batimento dos dados cadastrais e verificar se h√° inconsist√™ncia nas informa√ß√Ķes das bases de registro do N√ļmero de Identifica√ß√£o Social (NIS) e do Cadastro de Pessoas F√≠sicas (CPF) do trabalhador, de forma a garantir sua corre√ß√£o antes de serem inseridos definivamente no cadastrado do eSocial. Al√©m de manter as bases de dados governamentais sempre atualizadas para facilitar futuras transmiss√Ķes de informa√ß√Ķes das rela√ß√Ķes de trabalho do empregado.

Para utilizar o aplicativo, basta acessar www.esocial.gov.br e clicar em "Consulta Qualifica√ß√£o Cadastral" no canto inferior esquerdo da p√°gina. Dever√£o ser informados nome, data de nascimento, n√ļmero de CPF e NIS do trabalhador. O resultado da pesquisa, ent√£o, validar√° cada campo informado de acordo com os dados constantes nas bases CPF e CNIS (Cadastro Nacional de Informa√ß√Ķes Sociais). Caso haja diverg√™ncias nos dados informados, o aplicativo apresentar√° as orienta√ß√Ķes necess√°rias para a corre√ß√£o.

Os domésticos já podem fazer essa atualzação no sistema a partir de hoje. Em fevereiro do próximo ano inicia o mesmo processo para as demais categorias obrigadas ao eSocial.

eSocial - √Č um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informa√ß√Ķes pelo empregador em rela√ß√£o aos seus empregados. √Č uma a√ß√£o conjunta dos seguintes √≥rg√£os e entidades do governo federal: Caixa Econ√īmica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Minist√©rio da Previd√™ncia Social (MPS), Minist√©rio do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). O Minist√©rio do Planejamento tamb√©m participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equaliza√ß√£o dos diversos interesses de cada √≥rg√£o e gerenciando a condu√ß√£o do projeto, por meio de sua Oficina de Projetos.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego