Notícia - 02/09/2015 - Cresce 80% o número de ações trabalhistas de domésticas
02/09/2015 - Cresce 80% o número de ações trabalhistas de domésticas

Fabíola Ferrari, advogada do Sindoméstica de Sorocaba

O número de ações trabalhistas movidas por empregadas domésticas nas quatro varas da Justiça de Sorocaba cresceu 80,5% no primeiro trimestre de 2015, quando foram protocoladas 74 ações, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 41 ações na cidade, de acordo com dados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região.

Ao mesmo tempo, a procura por informações, tanto de patrões quanto de empregadas, aumentou 50% no Sindicato das Empregadas Domésticas (Sindoméstica) de Sorocaba, segundo a advogada da entidade, Fabíola Ferrari. Para ela, o aumento está associado à promulgação da Lei das Domésticas e à convenção coletiva de trabalho da categoria, firmada no ano passado. O aumento no número de ações trabalhistas da categoria em Sorocaba foi maior do que o registrado em todo o Estado de São Paulo, onde cresceu 13,4% no primeiro semestre deste ano em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

"Essas trabalhadoras estão mais conscientes dos seus direitos", afirma. Apesar disso, a categoria ainda é a 12ª com mais processos ajuizados na Justiça do Trabalho local, ficando atrás de setores como indústria, comércio, serviços diversos e transporte.

Fonte: Jornal Cruzeiro