Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 23/09/2015 - OIT apresenta na Bahia questões do trabalho doméstico no Brasil
23/09/2015 - OIT apresenta na Bahia questões do trabalho doméstico no Brasil

Direito à liberdade sindical e à efetiva negociação coletiva no setor do trabalho doméstico no Brasil. Este é o tema da palestra que uma equipe da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de Genebra vai apresentar nesta quarta-feira (23), de 15h às 17h, na sala de reunião da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O convite para o encontro é da coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal, e também assessora especial da Setre.

O processo de levantamento das questões sobre trabalho doméstico foi realizado em 2014, a convite do governo brasileiro, com a missão da OIT visitando Salvador. Os técnicos recolheram informações sobre a legislação e sua prática para servir de base à elaboração de um Plano Nacional de Ação, que será deflagrado entre 2015-2017, envolvendo os três atores sociais da questão: governo, trabalhadores e empregadores.

Direitos regulamentados
O relatório da OIT de Genebra, a ser apresentado na Setre, sublinha os motivos da existência de lacunas na prática do direito à Liberdade Sindical e Negociação Coletiva e também identifica as oportunidades existentes para melhorar a prática desses direitos. Entretanto, não levam em conta as recentes ações tomadas por parte do governo brasileiro, no que diz respeito à legislação aprovada em junho passado, a partir da sanção da Lei Complementar Nº 150/2015, que regulamenta os direitos desses trabalhadores.

Quando a missão da OIT visitou a Bahia, incluiu entrevistas com representantes de sindicatos e empregadores. Foram ouvidos 760 trabalhadores domésticos e 40 empregadores. As informações foram recolhidas por meio de entrevistas de grupo com os empregadores e por questionários junto aos trabalhadores.

Fonte: Secom BA
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados