Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 02/10/2015 - FGTS de domésticos começa a valer a partir do dia 01/10
02/10/2015 - FGTS de domésticos começa a valer a partir do dia 01/10


Para Fabíola, do Sedcar, uma das vantagens ao empregador foi a redução da alíquota do INSS de 12% para 8%.

A partir de hoje, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passa a ser obrigatório para todos os trabalhadores domésticos. Atualmente, em muitas regiões do Brasil, ele é opcional. Mas nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, por convenção trabalhista, os empregadores já estão obrigados a recolher o FGTS desde 1º de janeiro, sob pena de serem acionados judicialmente. O valor que deve ser recolhido é de 8% sobre a remuneração do trabalhador contratado com carteira registrada. Para pagar o benefício, o empregador tem de cadastrar o empregado doméstico no site do eSocial que deve estar em operação a partir de hoje.

A guia deverá ser emitida todos os meses. O primeiro pagamento deverá ser feito até 6 de novembro, referente ao trabalhado em outubro. A resolução que definiu a obrigatoriedade foi publicada pelo Ministério do Trabalho na edição de 25 de setembro, sexta-feira passada, do Diário Oficial da União (DOU).

O acordo coletivo que já obriga os empregadores sorocabanos a recolherem o FGTS foi firmado entre o Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região (Sedcar) e o Sindicato das Empregadas Domésticas de Jundiaí e Região (Sindoméstica), que abrangem Sorocaba. A regulamentação da obrigatoriedade do pagamento desse benefício tomou por base a Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015, e determinada pela Resolução nº 780, do Conselho Curador do FGTS, publicada no DOU.

O direito ao FGTS estende-se a todos os trabalhadores domésticos como faxineira, cozinheira, arrumadeira, babá, passadeira, jardineiro, cuidador de idosos, motorista, entre outros. "Qualquer profissional ou trabalhador que for contratado por pessoa física, já se estabelece a relação trabalhista com um trabalhador doméstico. Então, poderia ser até um piloto de jato executivo, por exemplo, se contratado por pessoa física, entra na condição de trabalhador doméstico", exemplifica a advogada trabalhista e que atua no Sindoméstica de Sorocaba, Fabíola Ferrari, de 39 anos.

Além de recolher o valor de 8% sobre o salário mensal a título de FGTS, em uma guia especial, os empregadores terão de recolher também 0,8% referente ao seguro contra acidentes de trabalho; 3,2% como fundo para demissão sem justa causa compondo os 40% previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); 8% referentes ao INSS devido pelo empregador e de 8% a 11% para o INSS devido pelo trabalhador, conforme faixa salarial especificada pelo próprio INSS; e salário-família para o trabalhador conforme a faixa salarial.

Impacto

Segundo Fabíola, o impacto orçamentário não será significativo ao empregador. Uma vantagem ao empregador foi a redução da alíquota do INSS de 12% para 8%. Outra vantagem, segundo a advogada, é que o empregador pode descontar o valor do salário-família porque quem paga é o governo federal, mas quem lança é o empregador. Mais um ponto lembrado pela advogada é que por meio de um acordo às vezes as partes chegam a um consenso de redução salarial ou de hora trabalhada em troca o empregado recolhe o INSS dos dois.

A advogada sugere que o contratante comece a recolher do funcionário porque pelo piso salarial em Sorocaba (R$ 950), o empregador pagará a alíquota pela segunda faixa que, pela tabela do INSS, é de 9%. "Às vezes, o empregador acaba pagando mais e, já que está na lei, o melhor mesmo é fazer tudo direitinho para evitar problemas trabalhistas posteriormente", afirma.

Pela regulamentação, poderá também haver o recolhimento de Imposto de Renda na fonte, mas apenas se o salário superar a R$ 1.903,98 por mês. O IR e a contribuição do empregado ao INSS (8% a 11%) poderão ser descontados pelo empregador do salário pago ao empregado. Para fazer o cadastro, os empregadores terão de entrar no site do eSocial (www.esocial.gov.br) e identificar-se. Serão exigidos os seguintes dados: CPF, data de nascimento e os recibos de entrega das duas últimas declarações do IR. O empregador que não tiver declarado IR nos dois últimos anos poderá usar o número do título de eleitor.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados