NotŪcia - 15/12/2015 - Saiba como calcular a segunda parcela do 13¬ļ sal√°rio da empregada dom√©stica

O ano j√° est√° acabando e os empregadores devem ficar atentos √† √ļltima obriga√ß√£o financeira de 2015: o pagamento da segunda parcela do d√©cimo terceiro sal√°rio dos seus empregados dom√©sticos, que tem vencimento na pr√≥xima sexta-feira, dia 18. A primeira metade do direito foi paga no dia 30 de novembro.

O valor do 13¬ļ para os empregados que tiveram 12 meses de trabalho no ano anterior √© id√™ntico ao valor do sal√°rio. J√° para quem trabalhou 11 meses ou menos ter√° direito ao pagamento do d√©cimo terceiro proporcional aos meses trabalhados. Mesmo quem foi admitido em novembro deste ano j√° tem direito a receber o valor equivalente a 1/12 (um doze avos) do sal√°rio.

Veja como fazer o c√°lculo da segunda parcela do 13¬ļ sal√°rio do seu empregado dom√©stico:

Para quem trabalhou os 12 meses em 2015

O empregador dever√° tomar como base o sal√°rio integral do empregado. Deste valor ser√° subtra√≠do o recolhimento do INSS e o valor j√° pago na primeira parcela do 13¬ļ sal√°rio, vencida em novembro. Este ser√° o saldo da segunda parcela.

Para quem trabalhou menos de 12 meses em 2015

Para estes trabalhadores o c√°lculo dever√° partir do valor do sal√°rio integral dividido pelo n√ļmero de meses trabalhados no ano. Deste valor dever√° ser subtra√≠da a primeira parcela do d√©cimo terceiro sal√°rio, j√° paga, e o INSS.

Recolhimento do INSS do décimo terceiro salário

O INSS do d√©cimo terceiro sal√°rio ser√° incluso na guia do eSocial com refer√™ncia ao m√™s trabalhado de dezembro. Sobre o 13¬ļ sal√°rio tamb√©m incide o FGTS, o recolhimento ser√° proporcional √† segunda parcela e incluso no DAE de dezembro.

O boleto que tem vencimento em 07 de janeiro, ainda n√£o teve sua emiss√£o liberada pelo Governo.

Doméstica legal