Notícia - 18/12/2015 - Salário mínimo paulista vai subir 10,5% em 2016
18/12/2015 - Salário mínimo paulista vai subir 10,5% em 2016

O salário mínimo paulista deve subir 10,5% em 2016. O pedido de reajuste foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. Com isso, a faixa 1 passará de R$ 905,00 pra R$ 1 mil. Já a faixa 2 subirá de R$ 920,00 para R$ 1.017,00.

Os valores fazem parte de um projeto de lei enviado pelo Governo do Estado, em caráter de urgência, à Assembleia Legislativa, cuja maioria dos deputados apoia o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Essa condição torna a aprovação da mudança muito provável.

Se for aprovado a tempo, os novos valores começam a valer a partir de 1º de janeiro. “O problema é que esse aumento não repõe a perda real que o trabalhador teve este ano. Além disso, o salário mínimo serve apenas de referência para algumas situações, porque dificilmente alguém sobrevive com eleâ€, diz o economista Hélio Hallite.

Atenção

O aumento vale apenas para funcionários da iniciativa privad[/TEXTO]a que não tenham piso definido por lei, acordo ou convenção coletiva de trabalho. Entre eles, estão empregados domésticos, serventes e contínuos.

Quem estiver incluído nas categorias e mas não receber o valor adequado terá de reclamar. “Nesse caso, o jeito é procurar o sindicato, que pode fazer uma negociação, ou procurar a Justiça do Trabalhoâ€, explica o advogado Cleiton Leal Dias Júnior.

Faixa 1

Passa de R$ 905,00 para R$ 1.000,00

Funções: trabalhadores domésticos, serventes, trabalhadores agropecuários e florestais, pescadores, contínuos, mensageiros e trabalhadores de serviços de limpeza e conservação, trabalhadores de serviços de manutenção de áreas verdes e de logradouros públicos, auxiliares de serviços gerais de escritório, empregados não especializados do comércio, da indústria e de serviços administrativos, cumins, barboys, lavadeiros, ascensoristas, motoboys, trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais e trabalhadores não especializados de minas e pedreiras; operadores de máquinas e implementos agrícolas e florestais, de máquinas da construção civil, de mineração e de cortar e lavrar madeira, classificadores de correspondência e carteiros, tintureiros, barbeiros, cabeleireiros, manicures e pedicures, dedetizadores, vendedores, trabalhadores de costura e estofadores, pedreiros, trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas, de fabricação e confecção de papel e papelão, trabalhadores em serviços de proteção e segurança pessoal e patrimonial, trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem, garçons, cobradores de transportes coletivos, barmen, pintores, encanadores, soldadores, chapeadores, montadores de estruturas metálicas, vidreiros e ceramistas, fiandeiros, tecelões, tingidores, trabalhadores de curtimento, joalheiros, ourives, operadores de máquinas de escritório, datilógrafos, digitadores, telefonistas, operadores de telefone e de telemarketing, atendentes e comissários de serviços de transporte de passageiros, trabalhadores de redes de energia e de telecomunicações, mestres e contramestres, marceneiros, trabalhadores em usinagem de metais, ajustadores mecânicos, montadores de máquinas, operadores de instalações de processamento químico e supervisores de produção e manutenção industrial.

Faixa 2

Passa de R$ 920,00 para R$ 1.017,00

Funções: administradores agropecuários e florestais, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores de compras e de vendas, agentes técnicos em vendas e representantes comerciais, operadores de estação de rádio e de estação de televisão, de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica e técnicos em eletrônica.

Fonte: A Tribuna