Notícia - 03/04/2014 - Domésticas fazem manifestação pacífica nesta quarta-feira
03/04/2014 - Domésticas fazem manifestação pacífica nesta quarta-feira

Um grupo de empregadas domésticas, que são filiadas ao sindicato da categoria, protestou contra a falta de regulamentação da Proposta de Emenda à Constituição 72 (PEC) das domésticas na manhã desta quarta-feira (2), na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente. O grupo reclama também que por causa da PEC, muitas trabalhadores foram dispensadas dos seus serviços.

Em 2013, o Congresso Nacional anunciou a mudança na categoria das domésticas, a fim de melhorar o nível salarial e direito das empregadas domésticas, equiparando com os demais trabalhadores.

O Senado Federal garantiu os direitos como o salário mínimo, 13º salário, repouso semanal, licença gestante, jornada de 44 horas semanais, hora extra, férias anuais com direito a 1/3 do salário, aviso prévio, aposentadoria e integração à Previdência Social, entre outros benefícios. Outros dispositivos como Seguro-Desemprego, FGTS, trabalho noturno, creche, salário-família, ainda não foram aprovados pelo Congresso.

Atualmente, cerca de 6,2 milhões de empregadas domésticas existem no Brasil, mas apenas 1,9 mil estão com a carteira assinada, ou seja, apenas 30,65% da categoria usufruem do direito adquirido pela PEC das domésticas, que perde a força com a falta da regulamentação.

A aprovação da Emenda, acarretou na dispensa de muitas empregadas domésticas pelos seus empregadores, e um dos maiores motivos, de acordo com o sindicato, foi o medo de provocar um prejuízo no orçamento financeiro.

Fonte: santaportal.com.br