Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 12/09/2016 - Empregador doméstico é obrigado a abonar falta com declaração médica?
12/09/2016 - Empregador doméstico é obrigado a abonar falta com declaração médica?

Ausência no emprego por motivo de consulta médica ou exames de saúde normalmente são comprovadas por meio de declarações de comparecimento que não equivalem a atestado
declaração médica
Quando a empregada doméstica fica doente ou se ausenta do trabalho por razão de consulta médica e exames de saúde, algumas dúvidas sobre como lidar com a ausência da trabalhadora surgem. Quais são as medidas a serem tomadas quando a empregada falta apenas parte do dia? Existe diferença entre atestado e declaração médica? A Doméstica Legal preparou orientações de como proceder em cada caso.

Diferenças entre atestado médico e declaração médica

No caso específico do emprego doméstico, a licença médica é coberta pelo INSS desde o primeiro dia do afastamento, independente da duração. É considerado atestado médico o documento que tiver pelo menos um dia de duração e que recomendar repouso ou afastamento do trabalhador de suas funções para reestabelecimento de sua saúde. Neste caso, o empregado deve entrar em contato pelo telefone 135 e agendar atendimento para assegurar o pagamento dos dias pelo INSS.

Já a declaração de horas ou de comparecimento em consulta médica ou exame que não prescreva o dia inteiro de afastamento não é coberta pelo INSS. Neste caso, o empregador pode descontar o dia de salário, caso o empregado se ausente durante todo o expediente. Caso o empregado fique fora do trabalho apenas por algumas horas o empregador pode anotar as horas não trabalhadas e computar para serem cumpridas posteriormente. Outra possibilidade é abonar as horas ou o dia em que o empregado ficou ausente. Vale lembrar que neste caso o dia não será remunerado pelo INSS, mas sim pelo empregador.

Atestado ou declaração médica falsa

A apresentação de atestado ou declaração médica falsos é uma falta grave e pode ser punida com demissão por justa causa.

Fonte: Doméstica Legal
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados