Documento sem título
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Parceiros

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
NotŪcia - 13/02/2017 - Falta de integra√ß√£o entre eSocial e INSS dificulta recebimento de benef√≠cios
13/02/2017 - Falta de integração entre eSocial e INSS dificulta recebimento de benefícios

A falta de integração do sistema eSocial com o do INSS impede empregados domésticos de receber benefícios. Dentre eles, licença-maternidade, auxílio-doença ou pensão por morte.

Isso porque os comprovantes de pagamento são emitidos com o nome do patrão e não com o da doméstica, cadastrados em outro banco de dados.

Segundo Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, o problema se arrasta desde a criação do eSocial.


O recurso foi criado em outubro de 2015 para simplificar o pagamento de contribui√ß√Ķes como seguro, FGTS, Previd√™ncia e garantir os direitos dos trabalhadores dom√©sticos.
Como os sistemas n√£o est√£o interligados, a Receita Federal recolhe e transfere automaticamente o dinheiro para o INSS. No entanto, as informa√ß√Ķes sobre o contribuinte n√£o chegam aos postos.

Diante da expectativa de endurecimento das regras de aposentadoria com a proposta de reforma na Previd√™ncia, cresceu o n√ļmero de requerimentos de benef√≠cios nas ag√™ncias do INSS em todo o pa√≠s.

O especialista advertiu que as dom√©sticas interessadas em dar entrada no processo precisam se apressar e se antecipar. J√° levar, por exemplo, toda a documenta√ß√£o emitida com o pr√≥prio nome via eSocial: ‚Äúpara evitar de chegar l√° e ter de remarcar para depois de tr√™s ou quatro meses‚ÄĚ.

Em nota, a Receita Federal afirma que o eSocial n√£o causa qualquer inconveniente ao segurado ou impede benef√≠cios e que recurso √© um ambiente de capta√ß√£o de dados. Explica que o acervo est√° j√° est√° nas bases do INSS e est√£o sendo carregados no Cadastro Nacional de Informa√ß√Ķes Sociais, o que agilizar√° os tr√Ęmites.

A Receita admite, no entanto, que pode haver problemas em casos isolados.

*Informa√ß√Ķes da rep√≥rter Carolina Ercolin

Fonte:http://jovempan.uol.com.br
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados