Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 15/02/2017 - REFORMA PODE SUBIR SUA JORNADA DE TRABALHO PARA 14 HORAS DIÃRIAS
15/02/2017 - REFORMA PODE SUBIR SUA JORNADA DE TRABALHO PARA 14 HORAS DIÃRIAS

Se a reforma trabalhista passar, você pode trabalhar até seis horas extras dia, sem receber um tostão a mais

Com a reforma trabalhista, as horas de trabalho, antes remuneradas como horas extras, farão parte da jornada normal. Hoje, as horas extras valem até 100% a mais que a hora normal (domingos e feriados, sendo de pelo menos 50%). Isso significa que a cada hora extra feita, o valor equivalente a duas horas de trabalho. Esta uma hora será perdida com a reforma.

A proposta permite que a negociação entre sindicato dos trabalhadores e o patronal negociem jornadas de até 220 horas mensais, sem diferenciar o que daí seria considerado como hora normal da jornada e o que seria hora extra. Ficarão mais abertas às negociações com sindicatos o parcelamento das férias e o trabalho em home office.

Além disso, a proposta facilita a criação de vagas temporárias e de modelos de trabalho intermitente, modalidade flexível de “contrato diário†na qual o trabalhador fica à disposição da empresa sem saber quanto vai ganhar no final do mês. O assessor parlamentar do Diap, Marcos Verlaine, explica: “o empregador aciona, combina dia/horário, e o trabalhador recebe por aquilo, não tem direito a benefícios, pois não tem vínculo nenhum. Se no dia seguinte precisar de novo, chama de novo. Se não, não chama. Tudo depende da jornada que o patrão quiser que ele cumpraâ€.

Enviada ao Congresso dois dias antes do Natal, o Projeto de Lei 6787/2016, tem no presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seu maior defensor. Mas para o Ministério Público do Trabalho, o projeto é inconstitucional, causa desemprego e fragiliza o mercado interno.

A Constituição limita a jornada diária padrão para oito horas, sendo 44 horas semanais. Com a reforma, acordos entre sindicatos e empregadores passam a ter força de lei, podendo negociar jornadas de até 220 horas mensais. Isto significaria 2.640 horas por ano, um total de 344 horas a mais de horas trabalhadas, ou 43 dias de horário padrão de oito horas. Hoje, o patrão pode, excepcionalmente, exigir que o empregado faça até duas horas extras por dia. Já no projeto de lei, este limite máximo de dez horas de trabalho por dia é relativizado.

Para exemplificar, a jornada normal máxima, nas regras atuais, para fevereiro de 2017, seria de 162 horas. Já para cumprir a jornada máxima proposta na reforma trabalhista, pode-se estimar que seria necessário que o trabalhador cumprisse 12 horas e 13 minutos por dia, de segunda à sexta, durante todos os dias do mês, com exceção do feriado de Carnaval. Contudo, este número é ainda questionável, já que a Constituição fala em horas trabalhadas por dias e semanas, enquanto o texto da nova lei trata de horas por mês.

Fonte:Com informações de Repórter Brasil.
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados