Documento sem título
 
 
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Dia das Crianças

Material Escolar

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - Tudo que vocĂȘ precisa saber sobre o auxĂ­lio doença!
Tudo que vocĂȘ precisa saber sobre o auxĂ­lio doença!


Com a PEC das domĂ©sticas, os empregados domĂ©sticos conquistaram o direito a receber diversos benefĂ­cios, inclusive o auxĂ­lio doença. Assim, caso seu empregado fique doente e tenha que ser afastado do trabalho, ele continuarĂĄ recebendo o salĂĄrio. Mas fica a grande dĂșvida: como esse pagamento deve ser feito e em que situaçÔes esse benefĂ­cio Ă© vĂĄlido?

Quer descobrir tudo isso e muito mais sobre o auxílio doença? Confira nosso post!

O que é o auxílio doença?

O auxĂ­lio doença Ă© um benefĂ­cio oferecido pela previdĂȘncia social aos empregados que precisam ser afastados do trabalho por motivo de saĂșde. Qualquer pessoa que trabalhe em regime CLT, empregados domĂ©sticos registrados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais tĂȘm direito a receber esse benefĂ­cio.

Qual o tempo mínimo de contribuição para ter direito ao auxílio doença?

Para ter direito ao auxílio doença é necessårio que o empregado jå tenha contribuído para o INSS por, no mínimo, 12 meses. Porém, fica a ressalva de que, caso ocorra algum acidente, dentro ou fora do trabalho, o benefício pode ser concedido antes do cumprimento desse prazo, assim como no caso de o empregado apresentar algumas doenças específicas, tais quais lepra, tuberculose, cùncer, cegueira, parkinson, AIDS e nefropatia ou hepatopatia grave, por exemplo.

O empregador é responsåvel pelo pagamento do auxílio doença?

Em geral, o empregador deve pagar pelos primeiros 15 dias de afastamento dos funcionĂĄrios. A partir daĂ­, quem se responsabiliza pelo pagamento do auxĂ­lio doença Ă© a prĂłpria PrevidĂȘncia Social. No caso dos empregados domĂ©sticos, no entanto, a regra Ă© diferente, e a PrevidĂȘncia se responsabiliza pelo pagamento do auxĂ­lio doença a partir do primeiro dia de afastamento.

Ou seja, se o seu empregado domĂ©stico for afastado por motivos de saĂșde, nĂŁo importando o nĂșmero de dias, Ă© a PrevidĂȘncia quem pagarĂĄ o auxĂ­lio doença.


Qual o valor do benefĂ­cio?

A PrevidĂȘncia Social paga um valor equivalente ao salĂĄrio de benefĂ­cio do segurado multiplicado por 0,91 ou a mĂ©dia aritmĂ©tica dos Ășltimos 12 salĂĄrios de contribuição, prevalecendo o que for maior. Como apenas a PrevidĂȘncia Ă© responsĂĄvel pelo pagamento do auxĂ­lio, esse Ă© o cĂĄlculo base para o benefĂ­cio durante todo o perĂ­odo de afastamento.

É necessário fazer perícia para receber o benefício?

Como a PrevidĂȘncia Ă© a responsĂĄvel pelo pagamento do auxĂ­lio-doença, a perĂ­cia pode ser necessĂĄria, mesmo para afastamentos que durem menos de 15 dias, jĂĄ que sĂł por meio dela Ă© comprovada a necessidade do afastamento, tendo como consequĂȘncia o benefĂ­cio aprovado.

Como solicitar o auxílio doença?

Para solicitar o auxĂ­lio doença, basta que o empregado, encaminhado pelo empregador logo no inĂ­cio do perĂ­odo de afastamento, procure uma agĂȘncia da PrevidĂȘncia Social com os seguintes documentos:
nĂșmero de identificação do trabalhador (NIT, PIS/PASEP);atestado mĂ©dico e outros documentos relacionados Ă  doença;comprovantes de recolhimento Ă  PrevidĂȘncia Social;documento de identificação e CPF;requerimento de benefĂ­cio por incapacidade preenchido pelo empregador.Qual o prazo para solicitar o auxĂ­lio doença?

O empregado domĂ©stico tem 30 dias apĂłs o inĂ­cio do afastamento para solicitar o benefĂ­cio junto Ă  PrevidĂȘncia. Caso esse prazo nĂŁo seja cumprido, o benefĂ­cio sĂł serĂĄ vĂĄlido a partir da data de entrada do requerimento, independentemente da data de inĂ­cio do afastamento.

FONTE:LALABEE
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados