Documento sem título
 
 
         
 
Documento sem título
FEDERAÇÃO
Funções
Missão
Base Territorial
Editais
Notícias
Informativos
Federação em Ação

Sindicatos Filiados

Convenções Coletivas

Circular de Reajuste

Benefícios

Parceiros

Dúvidas

Serviços Úteis

Disque Denúncia

Contato
 
 
 
Notícias
 
Notícia - 22/05/2014 - @DesrespeitoNão!
22/05/2014 - @DesrespeitoNão!

Foi criado recentemente um perfil no Twitter – “@AMinhaEmpregada – A chibatada é serventia da casa”, por uma pessoa que prefere ficar no anonimato, afirmando apenas que a intenção foi demonstrar que existe preconceito contra as trabalhadoras domésticas, espaço este, em que os comentários são absurdamente agressivos, pejorativos e discriminatórios.

A Federação das Empregadas e Trabalhadores Domésticos do Estado de São Paulo respeita a liberdade de expressão, porém, repudia qualquer canal em que classes menos favorecidas, como as empregadas domésticas, sejam alvo de humilhação e preconceito; e entrará com todas as medidas judiciais cabíveis.

Os adjetivos utilizados pelos twitteiros como burras, escravas, “nordestinas”, ladras, antas e outros que não valem a pena citar, são demonstrações explícitas que a finalidade do perfil no Twitter serviu apenas para as pessoas sem nenhuma humanidade “despejassem agressivamente a raiva contida” contra uma classe que sempre foi vista como filhos da escravatura.

Até mesmo o nome do perfil sugere possessão: a minha empregada. Após séculos da libertação dos escravos, parece que o respeito não foi disseminado na sociedade, cada vez mais hostil e doente.

Para isso, é necessário ponderar o que realmente queremos atingir. Fazer sátiras das domésticas que finalmente conseguiram direitos iguais aos demais trabalhadores (embora falte sua regulamentação) ou vê-las com os olhos que queremos mostrar: “são as batalhadoras que saem cedo de casa, criam os seus filhos e cuidam de seus lares, e querem apenas ser reconhecidas como humanas.”

Respeito é bom. E gostamos demais.
 
 
Documento sem título
Sede - São Paulo
Av. Casper Líbero, 383, 13° andar, sl 13c
Centro - São Paulo/SP
(Próx. a Estação da Luz)

Telefone:
(11) 3228-1390
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados